Andre Izay: “O ano passado foi transformador para a indústria de uma maneira geral”/Foto: Divulgação

A transformação digital acelerada pela pandemia favoreceu players como a Verizon Media, que declara ter registrado o maior crescimento da história da empresa no Brasil no último trimestre de 2020. A companhia de mídia, tecnologia e inovação afirma ter crescido 42% em receita no segundo semestre do ano passado. Em 2021, a Verizon pretende ampliar ainda mais sua atuação no mercado, entrando em novos mercados com potencial de crescimento como Connected TV (CTV), na monetização de serviços Over The Top (OTTs) e na consolidação e crescimento de suas plataformas de mídia.

“O ano passado foi transformador para a indústria de uma maneira geral e para nós também, porque provocou uma aceleração digital. Hoje não existe mais a separação do que é online e offline. Praticamente, tudo virou digital de uma forma geral. Esse cenário ajudou muito a Verizon Media no que a gente se propõe a fazer. Viramos uma solução omnichannel. Hoje, por meio da nossa plataforma, a marca pode anunciar não só em display, vídeo, mas também em serviços de streaming de música, em out of home, ou serviços de streaming de TV, usando o mesmo target e campanha. A gente tem cerca de 80 parceiros de dados para enriquecer o conhecimento do usuário e buscar insigths em termos de comportamento, de atitudes”, afirma Andre Izay, diretor-geral da Verizon Media no Brasil.

Segundo o executivo, o Yahoo!, que pertence à companhia, também teve um crescimento grande. “Melhoramos bastante em questão de conteúdo, em audiência e em monetização também. Eu digo que quem não morreu, cresceu no ano passado”.

Entre as novidades há uma parceria com a Claro, que prevê que a Verizon Media seja responsável pela monetização dos inventários e dos dados da operadora, bem como de outras oportunidades.

Para este ano, a expectativa da empresa é de crescimento também, de olho nas oportunidades de mídia. “Acho que de uma maneira geral o mercado digital vai crescer neste ano, aliás, ele já cresce por conta do aumento do consumo do usuário, mas, ao mesmo tempo, vira um mercado cada vez mais competitivo com a chegada de novos entrantes. A própria relevância da TV no Brasil era desproporcional em relação a outros países. E agora claramente a TV começa a se digitalizar e o consumo de mídia deixou de ser linear”, destaca Izar.

A Verizon afirma que pretende investir cada vez mais em tecnologias que combinem o mundo físico e digital e utilizem tecnologias como o 5G, trabalhando com provedores locais para criar o que há de mais moderno em termos de experiência para os usuários ajudando as marcas, da produção de conteúdo até as soluções de publicidade digital. Apenas considerando o investimento em AVOD (Video Advertising on Demand), a companhia tem uma previsão de incremento global em torno de 17% nos próximos quatro anos.

Gerenciar campanhas Connected TV (CTV), uma das tendências apontadas pela companhia, se traduz em mais uma oportunidade para a Verizon Media, que apresentou no Brasil sua oferta ao mercado no fim do ano passado. “Fomos o maior parceiro da Disney no lançamento do Disney+, não só no Brasil, como no mundo. 25% da base do Disney+ veio de Verizon”, conta Izay.

O executivo explica que a DSP da Verizon agrega insights omnichannel personalizando-os para explorar toda a jornada, com a compra de mídia programática. A Verizon Media DSP mantém integração com variados parceiros de mensuração de resultados, como Nielsen, Kantar, MOAT, IAS e comScore, para garantir uma avaliação imparcial e com mais de 80 parceiros de dados que auxiliam nesta mensuração, para targeting e na geração de insights. A DSP da Verizon Media foi a vencedora da edição 2020 da Adweek Readers’ Choice, com 90 mil votos.