O mercado de incentivo cresce a cada ano. De acordo com a Ampro, o setor movimentou em 2015 cerca de R$ 4,5 bilhões e a tendência é crescer cada vez mais. Ao mesmo tempo em que é preciso se adequar para passar pela crise, as empresas não podem ver seu faturamento diminuir e qualquer ação que ajude a impulsionar as vendas é bem-vinda.
Há algumas décadas atrás, a grande maioria das empresas incentivavam suas equipes de vendas com premiações em dinheiro e bens materiais. Com o tempo percebeu-se que tal modelo já não surtia tanto efeito e buscou-se uma alternativa mais eficiente. Viagens de incentivo surgiram como grande diferencial, e durante um tempo o uso dessa ferramenta impulsionou muitas campanhas pelo Brasil.
Acontece que nos dias de hoje, simplesmente presentear seu funcionário ou cliente com uma viagem já não é mais suficiente. Mesmo com a crise atual, é relativamente fácil fazer viagens e conhecer novos países. As empresas tem buscado soluções que agreguem valor e que o “dinheiro não possa comprar”. Nesse contexto surgem as viagens voltadas para experiências, onde o foco não é mais o destino e sim a experiência vivida pelo convidado. E tudo isso tem uma explicação bem simples: quando envolve emoção, o recall é muito maior e o empenho para ganhar se multiplica.
Pouca coisa mexe tanto com o emocional das pessoas como o esporte. Além de estar intimamente ligado às campanhas de incentivo, com conceitos como trabalho em equipe, linha de chegada, time campeão, o esporte tem o poder de gerar um recall incrível. Bater uma bola no gramado do Barcelona ou dirigir uma Ferrari em um autódromo são coisas que o convidado vai lembrar para sempre.
Ao mesmo tempo, os organizadores dos eventos percebem o aumento da demanda e cada vez mais se preparam para receber esse público. Em eventos como o Super Bowl (final do futebol americano) e a final da Champions League grande parte dos ingressos já são voltados para o mercado corporativo. Além da cadeira (em local privilegiado no estádio) o convidado tem acesso a um lounge VIP com comida preparada por chefs internacionais,champagne, entretenimento ao vivo e muito mais. O San Siro, estádio em Milão que receberá a próxima final da Champions League, passou por reformas durante o último ano para poder atender o grande evento que acontece neste sábado (28).
Já é possível notar um grande aumento das campanhas de incentivo, ações de relacionamento e promoções que tem como foco viagens para eventos esportivos e não é difícil afirmar que a tendência é que a demanda cresça cada vez mais. Grandes empresas do setor de mídia e da indústria estão investindo em campanhas buscando encantar de maneira diferente seu público alvo. O desafio é grande e a inovação precisa acontecer, afinal, não é fácil chegar e se manter no alto do pódio.
Raphael Santana é diretor de marketing e vendas da Fanato Esporte e Turismo