Já há algum tempo, os anunciantes do mundo inteiro vêm exigindo métricas que mostrem com maior precisão quantas pessoas suas campanhas estão realmente alcançando na internet.

Além disso, para verificar se os anúncios online estão sendo realmente vistos pelos internautas, vários fornecedores no mercado americano desenvolveram medidores de viewability. Em março de 2014, o IAB americano e a MRC (Media Rating Council) autorizaram o uso e estabeleceram as exigências da nova métrica.

O IAB e a MRC definiram que um anúncio é considerado visto quando aparecer pelo menos 50% na tela por um tempo mínimo de um segundo. Para formatos grandes, o mínimo é de 30%.

Para o vídeo, os parâmetros ainda estão em discussão, mas a definição já é de um mínimo de 50% de pixels na tela do navegador por um tempo mínimo de dois segundos.

A transição de um padrão de impressão servida para um padrão de impressão vista já é o mais importante princípio orientador da medição digital do IAB Estados Unidos, mas ainda há muitos desafios a serem vencidos.

Vários países estão adotando as definições deliberadas para o mercado americano e comparando com a experiência local.

No Brasil, para liderar essa discussão, o IAB criou o Comitê de Viewability que, com a participação de representantes de vários setores online, tem como missão promover o conhecimento sobre o tema, proporcionar o entendimento sobre a aplicabilidade no mercado local e criar as bases para a discussão de políticas comerciais à luz de novas métricas.

O comitê também tem promovido apresentações dos diversos fornecedores que atuam no mercado local, buscando entender as diferentes ofertas e desafios tecnológicos e mercadológicos.

Nos EUA, 13 fornecedores de métricas de viewability foram creditados pela MCR e IAB, mas no Brasil ainda é prematuro pensar em um processo local de acreditação.

O IAB considera que as reuniões e a colaboração das empresas nos debates e nos diversos comitês contribuirão muito para o amadurecimento do mercado e, consequentemente, para melhor aplicabilidade de métricas de viewability.

*Presidente do Comitê de Viewability do IAB e diretora-executiva de Video Measurement no Ibope Media