Cachorros também ilustram as páginas de um livro lançado pela Ediouro; ação do publicitário Tiago Ferigoli teve início em 2008

Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), existem mais de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos abandonados pelas ruas das cidades brasileiras. Este foi um dos motivos que levaram o publicitário e cineasta Tiago Ferigoli a criar há cerca de seis anos o projeto “Vira-Latas – os verdadeiros cães de raça”.

A ação, multiplataforma, é voltada à conscientização, educação e filantropia, e quer agora chamar a atenção do abandono por meio de um documentário homônimo. Com 80 minutos e direção de Ferigoli, a produção reúne 22 personagens atuantes pela causa em organizações privadas, públicas ou individualmente. Entre elas, estão os apresentadores Ronnie Von e Danilo Gentili e o jornalista Heródoto Barbeiro.

O publicitário diz que não se trata de um documentário para agradar aos fãs de cachorro. A ideia é despertar a atenção de todos os segmentos da sociedade para a situação de descaso com seres vivos. “O termo ‘vira-lata’ serve de pano de fundo para discussão sobre questões relacionadas à responsabilidade social. Tudo que acontece à nossa volta é fruto do que fazemos ou não. Precisamos assumir a responsabilidade, não só pelos animais abandonados, mas por todos os demais problemas que nos cercam”, diz.

A ideia também já foi difundida em site e livro, lançado pela Ediouro, além da criação de uma coleção de roupas, que também teve forte adesão de personalidades, e um selo filantrópico. Porém, o grande objetivo é conseguir levar o documentário para as salas de cinema de todo o país. Para isso, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo para obtenção de capital, por meio da plataforma Kickante, um dos maiores sites de crowdfunding do mundo. “Vira-Latas” tem produção da Proimagem, Influencia Filmes, TFStudio e InFocus, e patrocínio da Pedigree.