O impacto de grandes eventos esportivos em seus países-sede não é momentâneo e pode gerar aprimoramento e modernização da indústria local, mostra um novo estudo realizado pela Visa. Segundo o levantamento da operadora de cartões, os gastos realizados nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (2010), nas Olimpíadas de Pequim (2008) e na Copa do Mundo na África do Sul (2010) cresceram de modo surpreendente e se mantiveram, mesmo após a realização dos eventos.

Na cidade canadense, durante o período dos Jogos de Inverno, o crescimento foi de 93%, um total de US$ 7,2 milhões transacionado com cartões estrangeiros; na capital chinesa, a alta foi de 15%, somando US$ 10,6 milhões. A África do Sul registrou crescimento do turismo em outros meses do ano. Os gastos de junho (US$ 222 milhões) e julho (US$ 204 milhões), meses da Copa do Mundo, rivalizaram com os dos meses posteriores, dezembro (US$ 220 milhões) e janeiro (US$ 200 milhões).

Luís Cássio de Oliveira, diretor executivo de marketing da Visa no Brasil, destaca que além do benefício pontual, que é o aumento dos gastos no país-sede, o estudo identificou que o fluxo de volume transacionado mantém média razoável. “Quando um evento como esse acaba, a expectativa é que os gastos caiam dramaticamente, mas verificamos que o crescimento é mantido”, ressalta.

Mesmo nos Jogos Olímpicos da China, onde o crescimento não foi tão expressivo, Oliveira destaca que as oportunidades encontradas pela empresa no país foram significativas. A Visa credenciou 230 mil estabelecimentos afiliados, que se mantiveram mesmo depois do evento esportivo. Na África do Sul, a companhia destaca o aumento de afiliados em cidades vizinhas às que sediaram os jogos, onde a empresa tinha presença menor.

O executivo pondera que a realização de megaeventos esportivos gera um legado positivo, já que os países-sede investem na melhoria dos serviços oferecidos. “Mesmo empresas não relacionadas com o setor de turismo, como varejo e companhias de serviços, têm um aprimoramento indireto, gerado pelo aumento de transações”, salienta.

A Visa é a patrocinadora oficial das Olimpíadas e da Copa do Mundo até 2020. No próximo ano, realizará o mesmo estudo em Londres, cidade que receberá os Jogos Olímpicos e, em 2014, no Brasil, quando o País será sede da Copa do Mundo. O método utilizado pela empresa é analisar todo o montante gasto com os cartões Visa (débito, crédito, pré-pago e corporativo) durante o evento e compará-lo com o mesmo período do ano anterior. O estudo também avalia a evolução dos gastos em cada país ocorrida nos três anos anteriores à realização do evento. Na África do Sul, em 2007, foram gastos US$ 1,76 milhão no País. Em 2008 e 2009, foram US$ 1,8 milhão em cada ano. Já em 2010, o montante gasto saltou para US$ 2,2 milhões.

por Keila Guimarães