O Visa Causas, iniciativa que possibilita o apoio a causas sociais e instituições a cada pagamento realizado com cartões Visa, sem custo adicional para o consumidor, também vai apoiar Brumadinho.
Em parceria com a SOS Mata Atlântica, o projeto vai avaliar o dano no meio ambiente da região. Pelos próximos meses, a cada vez que um participante do Visa Causas usar o cartão da empresa a ajuda valerá em dobro, uma parte para a região mineira atingida.
Sergio Giorgetti, VP de marketing da Visa no Brasil, conta que a SOS Mata Atlântica está na região tentando mapear os desdobramentos da tragédia para que não haja uma contaminação numa área ainda maior. “Eles estão fazendo mapeamento para minimizar o impacto. Para quem pagar com Visa, além da causa que escolheu, ajuda Brumadinho. É uma corrente do bem”, afirma.
O executivo lembra ainda que na semana da tragédia um dos itens mais buscados no Google era ‘como eu posso ajudar Brumadinho’. Segundo ele, isso mostra que o brasileiro está ganhando uma consciência maior. “Tenho muito orgulho desse projeto porque é um canal para ajudar principalmente na questão do meio ambiente que, infelizmente, terá impactos a longo prazo. Existem formas de ajudar nessa parte e a Visa está viabilizando isso.”
A divulgação do projeto não será feito por mídia massiva, mas principalmente por digital, PR e organicamente nos canais da empresa. “A Visa não vai fazer mídia porque não existe interesse em ser oportunista. O projeto foi construído com o propósito de fazer a diferença, servir como exemplo para outras empresas e fazer com que todas as pessoas possam se tornar doadores de causas, trazer conscientização. É um projeto que tem compromisso e legitimidade.”