A Visa está realizando globalmente um movimento que já antecipou no Brasil no último ano. A conta do anunciante está de volta à rede BBDO, com a qual já havia relacionamento de 20 anos — rompido em 2006, quando migrou para a TBWA. Agora a marca faz o caminho inverso, permanecendo, porém, dentro do Omnicom Group.
De acordo o Advertising Age, um porta-voz da empresa revela que “a decisão de escolher a BBDO como agência criativa reflete nosso desejo de entregar uma comunicação unificada nos diversos canais e em todos os mercados. A TBWA nos ofereceu um suporte excelente desde 2006 e vai continuar nos ajudando em alguns mercados internacionais, trabalhando juntamente com a BBDO e com outras agências de nosso portfólio. Nós pretendemos dar continuidade à nossa campanha de sucesso global, ‘Mais pessoas vão com visa’, e usar a força da nossa marca para auxiliar o crescimento dos pagamentos eletrônicos ao redor do mundo”.
O movimento é semelhante ao que aconteceu no mercado brasileiro em outubro de 2011. A conta, que estava na carteira da Lew’LaraTBWA desde 2008 por alinhamento global, seguiu para a AlmapBBDO. Antes desse período, o cliente era atendido por diferentes agências em cada mercado apesar da liderança da rede TBWA em sua comunicação global. No Brasil, ele passou pela carteira da Leo Burnett.
Estima-se que a Visa tenha investido em marketing, em 2011, cifra próxima US$ 500 milhões somente nos Estados Unidos — montante que deve ter recebido significativa amplificação este ano, especialmente pelo patrocino da marca às Olimpíadas, na qual responde como meio oficial de pagamento desde 1986 e tem contrato válido até 2020. No Brasil, a verba do anunciante no ano passado é estimado em R$ 70 milhões.