Jerrysa/Shutterstock

O óleo de cozinha não faz mal apenas para a saúde. O meio ambiente também sofre com o descarte incorreto do produto. Por exemplo: um litro de óleo de cozinha tem o poder de poluir cerca de um milhão de litros de água, quantidade que poderia ser consumida por uma pessoa durante 14 anos.

Foi pensando nisso que a ADM do Brasil, empresa fabricante de óleo vegetal da marca Vitaliv, lançou, no Dia Mundial da Reciclagem – comemorado em 17 de maio –, um aplicativo para fornecer um serviço gratuito de retirada do óleo de cozinha usado nas residências, condomínios, bares, restaurantes e escolas da capital paulista.

O Vitaliv APP tem como principal objetivo estimular a população a se engajar numa iniciativa de sustentabilidade para o descarte correto do resíduo, além de contribuir para o trabalho de milhares de coletores de cooperativas, que se sustentam com a reciclagem de óleo.

Com alguns cliques no celular, o usuário consegue solicitar a retirada do resíduo no mesmo dia ou agendá-la de acordo com sua necessidade. A partir da tecnologia móvel, a pessoa aciona, por meio de geolocalização, a cooperativa mais próxima cadastrada para fazer recolhimento do resíduo no local chamado. Já para a cooperativa, o sistema é fácil de ser operado e traça uma rota para o recolhimento dos chamados aceitos. 

“Pensamos em uma campanha que tivesse o DNA da empresa. Buscamos com o app contribuir para que o meio ambiente não seja tão agredido”, afirma Ivana Rocha, especialista de marketing da ADM.