Confirmando a oferta feita pela Vivendi, companhia de mídia francesa do grupo Bolloré, em maio passado, o grupo Havas passa a ter novo acionista majoritário. A empresa detentora da BETC e Z+ vendeu 59,2% de suas ações, após aprovada a transação pelas autoridades regulatórias. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (3).
O anúncio oficial feito pela Vivendi também confirma o preço de 9,25 euros por ação da Havas, totalizando um valor estimado em 2,36 bilhões de euros. A expectativa agora é para saber se de fato haverá uma oferta pública da Vivendi para adquirir o restante da Havas, hoje na mão de acionistas, como havia sido cogitado.
Segundo informações do jornal Financial Times, a combinação da Vivendi e Havas cria uma empresa no valor estimado em 28 bilhões de euros, que controla, entre outras, a Universal Music Group, um dos três maiores selos musicais do mundo, além do Canal Plus, maior canal de TV paga francês.
Durante coletiva de imprensa no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, Yannick Bolloré, presidente do grupo Havas e filho de Vicent Bolloré, controlador do grupo que leva seu sobrenome, disse que a aquisição feita pela Vivendi “criará uma empresa única” que é a maior no segmento de mídia, entretenimento e comunicação.