A partir de agora, quem quiser ter um “carro inteligente”, com acesso à internet e informações em tempo real sobre a saúde do veículo, pode contratar o Vivo Car. Trata-se de um serviço que transforma automóveis comuns em veículos conectados e que pode ser contratado por qualquer pessoa – inclusive por quem não tem celular da Vivo.

O Vivo Car é composto por um dispositivo que deve ser conectado à entrada OBD2 (sigla em inglês para On Board Diagnostics) do veículo, presente na maior parte dos modelos nacionais a partir de 2010; de um aplicativo para celular, que pode ser baixado por clientes de qualquer operadora; e do plano do serviço, com 40GB exclusivos para navegar na internet do carro. A lista de veículos compatíveis pode ser consultada neste site.

Para usar o Vivo Car, basta que o cliente baixe o app, faça seu cadastro e login, seguindo as orientações recebidas. O próprio aplicativo indica a localização da porta OBD2 do veículo. Basta plugar o dispositivo à entrada para começar a usar o serviço.

O Vivo Car transforma o automóvel em um hotspot Wi-Fi móvel com 40GB por mês para que até cinco passageiros tenham acesso à internet do carro, para navegar em serviços de streaming, redes sociais e no que mais quiserem. O plano de serviço inclui uso ilimitado dos apps Waze e WhatsApp, ou seja, sem descontar da franquia.

O Vivo Car também traz informações em tempo real sobre a saúde do veículo, possíveis falhas mecânicas ou elétricas, planejamento de revisões e alertas de segurança. Essas informações também podem ser acessadas por pessoas que compartilham o mesmo carro (desde que devidamente autorizadas pelo assinante Vivo Car). Todos recebem notificações no celular – se o carro foi ligado, desligado, se ultrapassou a velocidade configurada, uma possível colisão ou até mesmo se está sendo rebocado.

Durante os 12 primeiros meses, o cliente paga apenas pelo dispositivo do Vivo Car, em até 12 parcelas de R$ 59,90 sem juros, direto no cartão de crédito, e tem isenção da mensalidade do serviço. A partir do 13º mês, o cliente passará a pagar pelo serviço – R$ 59,90/mês, cobrados direto na conta da Vivo.