A montagem da comédia “A Besta”, inspirada em Moliére e escrita pelo norte-americano David Hirson, foi dirigida por Alexandre Reinecke

O Vivo EnCena quer chegar à marca de 1 milhão de espectadores até o fim deste ano. O projeto de apoio à cultura acaba de completar dez anos e já realizou mais de 2.500 sessões de teatro pelo Brasil. Só no ano passado, foram dez espetáculos, em 20 cidades de 17 estados. “Poucas empresas têm projetos com tanta consistência como esse. O Vivo EnCena traz benefício para a imagem da  empresa, que apoia a cultura, democratiza o teatro e promove o relacionamento com o consumidor. Estamos muito contentes com essa plataforma”, contou Lylian Brandão, diretora de comunicação corporativa. Entre os espetáculos que já fizeram parte do projeto estão “Rain Man”, “Hamlet” e “A Besta”.

O objetivo do projeto é levar cultura para o Brasil todo, provendo inclusão cultural e desenvolvimento profissional. “O Vivo EnCena vai além do espetáculo. Sempre fazemos workshops e debates inspirados nas peças.” Os eventos relacionados aos espetáculos são abertos ao público.

De acordo com a executiva, fora do eixo Rio-São Paulo, é mais fácil perceber a importância que um projeto como esse tem. “Quando vamos para outras praças, vemos o peso disso. Em algumas cidades, conseguimos ter três peças em um período curto”, falou.

Depois, parte do conteúdo é replicada nas redes sociais do projeto. Além de páginas no Facebook e no Twitter, o projeto ainda tem uma página no YouTube onde são disponibilizados os vídeos com conteúdos inspirados nos espetáculos. “Desde o ano passado, temos feito ativação digital, usando as redes sociais”, afirmou.

Os espetáculos são escolhidos de acordo com os temas. “Levamos em consideração a relevância do tema”, explicou Lylian. Segundo a executiva, durante as negociações os profissionais são avisados de que não se trata de um patrocínio nos moldes tradicionais. “Explicamos que não é só a logomarca aparecendo na peça. Nosso trabalho é de parceria com uma visão mais ampla. Eles sabem que terão de participar dos vídeos e dos eventos”, contou.

A marca não tem a intenção de ser patrocinadora exclusiva dos espetáculos. Parcerias com outras empresas fora do setor de telecom são bem-vindas. “O ideal é que tenha duas ou três marcas patrocinando o espetáculo”, falou Lylian.

Em São Paulo, além da programação no Teatro Vivo durante todo o ano, o projeto apoia peças em outras casas pela cidade. Neste momento, o projeto está com patrocínio a três peças: “Hora Amarela”, “Chuva Constante” e “Romance – Volume III”.

O Vivo EnCena também é usado como plataforma de relacionamento com os clientes cadastrados no programa de fidelidade da empresa, o Vivo Valoriza. Eles ganham 50% de desconto no convite para os espetáculos participantes. Ainda não foram feitas pesquisas para verificar o alcance do programa, mas os clientes têm dado um retorno positivo, segundo a executiva. “Abordamos os clientes antes do espetáculo e eles agradecem os convites. Alguns mandam vídeos com depoimentos”, contou Lylian.