O Procon-SP divulgou nesta semana o ranking de atendimentos referente a 2013 e o Grupo Vivo/Telefônica aparece no topo da lista. A empresa foi alvo de reclamações de 11,894 clientes. Apesar do elevado número de atendimentos – cerca de 4,5 mil a mais que o segundo colocado -, o grupo solucionou 93,33% das ocorrências, fixando uma das mais altas taxas entre as 30 empresas com o maior número de reclamações.
As primeiras posições foram dominadas por bancos e empresas de telecomunicações. Do primeiro segmento figuram Itaú/Unibanco (2º), com 7,2 mil atendimentos; Grupo Bradesco (4º), com 5,9 mil atendimentos; e Grupo Santander (9º), com 2,7 mil atendimentos. Do segundo, além da Vivo/Telefônica, estão Grupo Claro (3º), com 6,9 mil ocorrências; TIM (6º), com 4,1 mil; NET (7º), com 4 mil; Oi (8º), com 3,6 mil; e Sky (10º), com 2,7 mil.
A única empresa do top 10 que não entra nesses setores é o Grupo Pão de Açúcar, que também envolve as redes Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Foram 4,9 mil atendimentos, o que o coloca na 5ª posição. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) lidera o ranking de atendimentos solucionados, com 94,16%, seguido da Vivo/Telefônica e da Samsung (91,81%). As piores neste quesito são Akatus Meios de Pagamentos (48,64%), Morotola (59%) e Grupo Lenovo CCE (60,17%).
Setores
O setor de telecomunicações desbancou as instituições financeiras do topo do ranking. Em 2013, foram 75,4 mil atendimentos relacionados a empresas deste grupo, um aumento de quase nove mil ocorrências em relação aos 66,6 mil de 2012. As instituições financeiras registraram 66,9 mil, oito mil atendimentos a menos que no ano retrasado.
O segmento de aparelhos celulares manteve a terceira posição com 19 mil atendimentos, seguido pelo setor de computadores e informática, com 14 mil, e dos planos de saúde, que registraram 12,8 mil.