Mais de R$ 10 milhões foram comercializados entre cotas de patrocínio máster e apoio na 18ª edição do VMB (Video Music Brasil), cuja cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de setembro, no Espaço das Américas, em São Paulo. O evento terá as marcas Axe, Santander, Toyota e UOL como patrocinadoras e Anhanguera, Blowtex, Cup Noodles, Honda e Riachuelo como apoiadoras. A Adidas fecha o grupo, preenchendo a cota de ativação. Na edição anterior, foram comercializadas apenas cotas de patrocínio, para oito empresas, no valor de R$ 2,2 milhões cada.
“Esta será a maior e melhor festa de premiação de todos os VMBs já feitos”, enfatiza Helena Bagnoli, diretora geral da MTV, que fez questão de negar os rumores sobre a possível venda da emissora, pertencente ao Grupo Abril, para sua dona original, a americana Viacom (leia aqui). “Já estamos trabalhando na programação de 2013 e, no ano que vem, nos reuniremos novamente para o próximo VMB”, afirma. Segundo Sérgio Amaral, diretor comercial da TV, os boatos não prejudicaram a negociação de cotas com as empresas parceiras. “Temos conosco diversas marcas que não acreditam nos rumores de que a MTV vai acabar e fazem questão de aliar seu nome ao nosso. O VMB 2012 é um grande sucesso comercial”, ressalta.
Novo formato
A novidade deste ano fica por conta da adoção de um novo formato de premiação, que descarta a figura do apresentador fixo e passa a ter quatro horas de duração — e não duas, como nos anos anteriores. A festa terá como tema central a cultura de rua. “A MTV vai promover uma verdadeira ocupação musical do espaço, com apresentações de skatistas, ciclistas e outros atletas. Para um tema tão amplo como a cultura de rua, duas horas não seriam suficientes”, explica a diretora geral do VMB, Lilian Amarante.
Os indicados concorrerão em 12 categorias (Clipe do Ano, Artista do Ano, Melhor Artista Masculino, Melhor Artista Feminino, Melhor Música, Melhor Disco, Melhor Banda, Revelação, Melhor Capa, Aposta, Hit do Ano e Artista Internacional). Neste ano, a votação foi realizada em três etapas: na primeira, a emissora selecionou dez artistas; na segunda fase, a audiência votou nos cinco finalistas; e, na terceira e última, a Academia VMB (grupo formado por jornalistas, críticos e formadores de opinião) escolheu os vencedores. As categorias Hit do Ano e Artista Internacional continuam abertas e o público poderá votar por meio do site da MTV.
Pela primeira vez, o evento terá shows de abertura e encerramento de 30 minutos cada, com Planet Hemp e Racionais Mcs, respectivamente. Além destes, se apresentarão Agridoce, Bonde do Rolê, ConeCrewDiretoria, Emicida, Gal Costa, Karina Buhr, Marcelo D2 e Projota. Entre os convidados a anunciar prêmios e shows estão o jogador Neymar, o humorista Eduardo Sterblitch e o apresentador Rodrigo Faro. “Será uma noite democrática e muito rica musicalmente. Tudo o que há de trabalho novo, bom e relevante estará lá”, diz Daniel Ganjaman, que assume a direção musical.
A premiação será exibida ao vivo e na íntegra pelo site da MTV e também poderá ser vista via dispositivos móveis.