O ano de 2016 foi de comemorações para a VML no Brasil. Além do aniversário de cinco anos de atividades no país, a agência teve receita bruta 25% maior que no ano anterior e ainda conquistou novas contas para começar 2017 aquecido. Agora, o ritmo comemorativo segue por conta do aniversário de 25 anos da VML no mundo.

Divulgação

Fernando Taralli, presidente da VML no Brasil, ressalta alguns fatores que fizeram a agência deslanchar no último ano, como a aposta em novos talentos. Na opinião do executivo, integrar jovens profissionais a projetos grandes é uma forma de conhecer novas linguagens e trazer frescor ao trabalho.

Talvez, por conta disso, um dos celeiros de ideias da VML seja a internet. Para Taralli, buscar informações, dados e novidades nas redes sociais é uma forma de entender o consumidor. “As pessoas estão o tempo todo falando nas redes sociais. É preciso ouvir”, comenta o executivo.

O meio digital, aliás, foi o pulo do gato para a VML – assim como para outras agências que investiram na área. Segundo Taralli, a atuação da agência em digital começou a ganhar mais relevância no Brasil no momento da crise, com clientes procurando alternativas além dos 30 segundos e mais assertividade e facilidade em compreender os resultados.

A expertise no meio rendeu para a VML, ainda em 2016, o primeiro lugar no Agency Scope das agências digitais. Apesar desse reconhecimento, a agência também atende alguns clientes de forma full. No ano passado, por exemplo, conquistou a conta da Oi Telecom, cliente atendido em digital e performance, e que expandiu sua atuação no Rio de Janeiro.

Contratações

Ao todo, foram nove clientes conquistados em 2016: Raízen/Shell, Nespresso, Bridgestone, Mattel, Grendene Kids, Verisign, Playstation, GoDaddy e Oi Telecom. O bom ritmo levou a mudanças na criação, que acaba de ganhar reforços. Na última semana, o diretor de arte Rodrigo Marinheiro assumiu o cargo de supervisor de criação, reportando-se aos diretores-executivos da área, Jairo Anderson e Wellington Ferreira. Com mais de dez anos de carreira, Marinheiro tem passagens pela MoodTBWA e Salem, atendendo a clientes como Adidas, Multishow, Schincariol Group, Nissan, Dr. Oetker, Visa, Morumbi Shopping, CCR, Canon, Claro, Banco Santander, MasterCard, Carrefour e Renault.

A agência também anunciou a contratação de outros sete profissionais: os redatores André Barreiros (ex-IDTBWA, Lew’Lara, Isobar e Ampfy), Fábio Oliveira (ex-Razorfish, Iris e Salem), Beatriz Vaz (ex-Pereira & O’Dell), Sophia Montenegro (ex-Casa, LOV/Dentsu e Winnin), Bruno Tessari (ex-Salem) e Denilson Amorim (ex-Purple Cow), e a assistente de arte Beatriz Lima (ex-IDTBWA).