Para enfrentar a crise, a VML viu como alternativa e oportunidade acelerar os processos por novos negócios. Desde janeiro de 2015, quando conquistou as marcas Intimus, Plenitude e Huggies, todas da Kimberly Clark, a agência participou de 24 processos seletivos dos quais se saiu bem em 11. A conquista mais recente foi a linha de cafeteiras Nespresso, da Nestlé. O crescimento no período foi de 30%.
Na avaliação de Fernando Taralli, presidente da agência, para sair a campo em busca de clientes foi necessário um investimento robusto no time de planejamento.

“Saímos de dois executivos para um total de dez. É notório que, em tempos de retração econômica, as empresas diminuam verbas e cortem custos. Estudar comportamento se tornou essencial para a produção de estratégias consistentes. Fazer o básico não é o bastante, nem ficar em busca de ideia chiclete”, observa Taralli.

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Especialista em ações digitais, a VML também se aproveita da base de dados global construída pelos 23 escritórios e 2.400 profissionais para encorpar projetos. “Temos muitos cases para observar e inspirar. E a reputação da rede ganhou reforço com a distinção do Advertising Age, que a listou entre as top ten nos Estados Unidos”.

Taralli enfatiza que capital humano faz a diferença. É por isso que um dos pilares da VML é a gestão de carreira. Por exemplo, o diretor-executivo de criação Silmo Bonomi está se transferindo para a unidade de Nova York, para cuidar da conta do Comitê Olímpico Internacional. Quando ele chegou à agência, há quatro anos, ficou delineado que uma carreira no exterior teria influência na sua decisão. O compromisso era formar seu sucessor, como é comum no mundo empresarial”.

Foi o que Bonomi fez. Preparou os atuais diretores de criação Andrea Cotrim, Jairo Anderson e Wellington Ferreira para assumirem o cargo de diretores-executivos de criação. “É da cultura da VML estimular o intercâmbio cultural entre os diversos escritórios como plano de carreira”, destaca Taralli, que finaliza: “O trio está altamente preparado para o desafio e para ampliar ainda mais a atuação da agência com o objetivo de que ela se torne uma das mais criativas do mercado”.