Além de estratégia e otimização de plataformas digitais, passa a centralizar compra de mídia

A Ford encerrou a sua operação industrial no mercado brasileiro no ano de 2021, após mais de um século de história que incluiu lançamentos de clássicos como Landau, Maverick, pickups F75 e F100, Rural, Ford Ka, Eco Sport e, claro, a compra da icônica Willys (Faça como a Ford, compre um Willys). Mas se o ciclo presencial teve fim, a marca permanece e, consequentemente, suas demandas de comunicação para comercializar os produtos como SUVs, caminhonetes e outros modelos importados das fábricas na Argentina e dos Estados Unidos.

Agora, a montadora norte-americana dá novo passo para o atendimento às suas necessidades mercadológicas no Brasil. Na semana passada, iniciou nova relação com a agência VMLY&R, que desde o ano passado assumiu parte da gestão da sua publicidade below the line e a absorção da GTB, agência do grupo WPP que era dedicada ao atedimento à Ford nos segmentos de  estratégia, criação, produção e otimização de plataformas digitais, assim como toda a experiência de jornada digital do consumidor, o que compreende analytics, UX/UI, shopper e redes sociais, entre outros serviços. O escopo também inclui a área de customer experience e eventos, desenvolvida em parceria com a unidade VMLY&R Commerce (ex- Geometry).

De 2018 até 2021, a BBDO Energy era responsável pelo planejamento de mídia, assim como estratégia e criação, para a Ford. No entanto, em 2022, o anunciante orquestrou movimentação global e definiu para o lugar da rede Energy a Wieden+Keneddy, que acabou ficando com os parâmetros globais de estratégia e criação. “Aqui no Brasil, além do escopo que já tínhamos de digital e brand experience, ganhamos agora a parte de mídia  - um movimento que acaba sendo alinhado ao trabalho do WPP, que cuida da área em todo o mundo”, esclarece a agência.

Fernando Taralli e Martin Zucchini, da Ford, (Divulgação)

“Já ampliamos nossos serviços ao cliente em menos de um ano de atuação conjunta, o que mostra o comprometimento e a relação de confiança que estabelecemos com a Ford, que é um ícone automotivo mundial e vem fazendo um belíssimo trabalho de transformação digital”, celebra o executivo Fernando Taralli, CEO da VMLY&R no Brasil e chief integration officer da rede na região Latam.

Wieden+Kennedy
Na semana passada, a Wieden+Kennedy São Paulo anunciou que terá um squad que ficará responsável pela conta da Ford em toda a América do Sul. O time será liderado pelo group account director Sebastian Diaz e por Otavio Schiavon, group creative director – veja abaixo os outros nomes da equipe.

Desde que começou a atender a marca, em 2018, a W+K foi anunciada como agência criativa global da marca, no ano passado. Com isso, o escritório de São Paulo fica à frente da entrega para a América do Sul e o recém-lançado escritório da Wieden+Kennedy México.