As transmissões ao vivo têm ganhado força na estratégia das marcas que buscam novos pontos de aproximação com o público. Como forma de ampliar seu alcance e trazer engajamento para grandes eventos, marcas como Coca-Cola e McDonald’s, entre outras, apostam não apenas no streaming para gerar discussões nas redes sociais, mas na combinação de recursos como realidade virtual, realidade aumentada e transmissões 360º para experiências mais completas. No Brasil, a Vocs é a parceira oficial do Facebook para esses formatos de conteúdo. A empresa de tecnologia está no mercado desde 2005 e, de lá para cá, tem se especializado em aprimorar a experiência de marca para os consumidores por meio do streaming ao vivo.
Para o Rock in Rio do ano passado, por exemplo, a empresa desenvolveu as primeiras máscaras de realidade aumentada da América Latina utilizando o AR Studio, ferramenta que integra o recurso camera effects platform do Facebook. A tecnologia permite que artistas criem as próprias experiências de realidade aumentada para a câmera do Facebook, como molduras animadas, máscaras e efeitos interativos que respondem ao movimento e às ações dos espectadores durante transmissões ao vivo. “Hoje somos, no Brasil e na América Latina, a única empresa homologada, parceira oficial do Facebook para transmissões de live. A nossa relação começou nas Olimpíadas do Rio. O Facebook Live tinha sido lançado há menos de um ano. Estava todo mundo usando em casa, mas as grandes marcas só estavam namorando. Queriam entrar, mas tinham receio porque até então nenhum louco tinha feito ainda”, lembra Leonardo Ferro, sócio da Vocs. A empresa foi responsável pelo primeiro projeto de transmissão ao vivo no Facebook com uma ação da Coca-Cola, patrocinadora dos Jogos Olímpicos de 2016. Na Parada Coca-Cola, o objetivo foi levar para todos os que não estivessem no Rio de Janeiro a experiência de participar do evento esportivo. Para isso, foram transmitidos na página oficial da marca no Facebook shows exclusivos ao vivo com apresentação de influenciadores. A ação foi desenvolvida pela agência Mutato com execução e parte técnica feita pela Vocs.
Mais recentemente, em janeiro deste ano, um outro live tomou conta do Facebook. Em campanha da DM9DDB, o McDonald’s lançou uma moeda de 400 kg direto de um porta-aviões desativado, no Texas, para determinar se o novo Big Mac Bacon era de fato um Big Mac. O cara ou coroa gigante foi transmitido ao vivo pela Vocs. “Quando a gente fala de live, não é só conteúdo. Você precisa entender muito de internet e de redes. Não são skils que você tem normalmente em produtoras. Mas isso tende a mudar porque a tecnologia permeia todas as áreas. Nosso diferencial é que já nascemos com isso no DNA”, destaca Valter Cavalcanti, sócio da empresa. Já pensando no potencial do mercado, a empresa acaba de inaugurar operação em Barcelona. “Estamos vivenciando uma demanda crescente de clientes por projetos de live na Europa. A eminência da Copa do Mundo e outros projetos nos deram a convicção de que o timing era correto”, finaliza Cavalcanti.