Moda, música, cinema e artes plásticas. O universo cultural é a bola da vez na parceria entre a Volcano Hotmind, dos sócios Giancarlo Barone e Luiz Evandro, e a Cafeteria Marketing Editorial, da diretora de criação Lelê Godoy, que passa a compor o Coletivo Volcano. O primeiro projeto do grupo foi a quarta edição da revista Absolut Word, lançada em agosto deste ano para a vodca da Pernod Ricard e que marcou a entrada da Volcano no advertainment em conteúdos impressos, sua nova aposta.
“Vimos que a Cafeteria estava nesse mercado praticamente sozinha, e a demanda era muito grande. Nossos projetos seguiam a mesma linha e, como nós, eles trabalham muito bem de maneira coletiva. Não é fácil encontrar pessoas que trabalham bem em equipe”, declara Barone, bastante entusiasmado com a nova plataforma. “É muito bacana porque estamos conseguindo oferecer essa novidade a todos os nossos clientes”, comemora. Segundo ele, três novos projetos já estão em andamento, com focos no cinema, na música e no automobilismo.
Para Bali Terçarolli, diretor-geral de criação de advertainment da produtora, os clientes têm percebido uma oportunidade de atingir o público de maneira diferenciada. “Um livro, bem como uma revista, permite que ele chegue a um ambiente em que anteriormente não chegaria. Por exemplo, uma galeria de arte”, explica.
Esse estímulo visual é o principal diferencial do novo produto. “Não temos interesse em criar uma revista mensal para as marcas. A ideia é que a pessoa goste daquilo, coloque na sua mesinha da sala. Não é algo que você lê e joga fora”, complementa Barone. Para que o resultado final seja de encher os olhos, o Coletivo se preocupa em selecionar curadores específicos para cada edição. Esses artistas compõem o atual cenário artístico brasileiro e, segundo Lelê, são escolhidos levando-se em consideração a sinergia que apresentam em relação à marca em questão. “Se estamos lidando com um cliente mais ligado à moda, procuramos por alguém do meio. Se o tema é cinema, fazemos o mesmo. E assim por diante. É sempre um coletivo novo, nunca caímos na mesmice.”
A publicação da Absolut é representante máxima desse meio. Dividido em quatro edições, o projeto estimulou as emoções humanas ao apoiar-se nos cinco sentidos. Cada revista buscou estimular um deles: Ótica (visão), Sabor (gosto), Timbre (audição) e Cheiro (olfato). Tato, o quinto sentido, esteve presente em todas as páginas, caracterizadas por formatos diferenciados, papéis com textura e gramaturas variadas. O artista de rua Zezão, famoso por seus grafites nos esgotos de São Paulo, foi um dos colaboradores da última edição.
Barone frisa que a plataforma impressa gera gastos com papel e impressão, o que a princípio pode parecer pouco atrativo. “Por outro lado, é único e mais barato que o audiovisual”, destaca. Ele apresenta mais vantagens: “O melhor jeito de vender uma ideia para o cliente é deixar que ele a visualize. Então a gente formata tudo, torna tátil. É algo que foge do tradicional, mas pode dar muito certo”.