Golf reúne 'o melhor da Volkswagen em um único carro'

 

A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (13) o novo Golf ao mercado brasileiro. Um dos modelos globais da marca, o carro volta ao país após duas gerações ausentes e com a proposta de reunir o que a montadora tem de melhor em um único produto.

O novo Golf chega ao Brasil após ser considerado um sucesso pela montadora no resto do mundo. O modelo foi eleito o Carro do Ano no Salão Internacional do Automóvel em Nova York e conquistou diversos outros prêmios na Europa. A expectativa é que isso se repita também no mercado brasileiro – o terceiro mais importante para a Volkswagen, atrás apenas de Estados Unidos e China, de acordo com Artur Martins, gerente executivo de marketing e comunicação da empresa.

“O Golf é um produto no qual acreditamos muito no mercado brasileiro, que tem crescido bastante nos últimos anos com um consumidor mais exigente, mais informado. O Golf vai responder efetivamente a essas necessidades”, afirma o executivo. Esta é a sétima geração do modelo que chega ao mercado brasileiro. A última versão que havia sido comercializada no país era quarta, lançada no final dos anos 90. As quinta e sexta gerações, lançadas durante a década de 2000, não vieram para o Brasil.

Martins conta que embora trate-se de um carro posicionado para os públicos A e B, o Golf deverá atrair consumidores fora dessa fatia. “É um produto que é a essência da Volkswagen, uma marca mundialmente conhecida. O carro é muito importante para nos ajudar a manter o cliente e a fazê-lo saltar dos produtos mais populares para os premiums”, diz.

A denominação de premium está ligada ao que o carro oferece, explica o executivo. “O Golf tem importância mundial e contém tudo de bom de tecnologia que a Volkswagen pode colocar em um produto. É um modelo que ajuda a vender a Volkswagen como marca”. O próprio conceito do Golf passa por esse ponto: “O melhor da Volkswagen em um único carro”, uma referência aos itens incluídos no modelo pela montadora.

A comunicação do carro, que será lançado em setembro, deve abordar esses aspectos.  Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, que tem a Volkswagen como cliente desde os anos 50, também destaca as propriedades do Golf. “O carro tem uma série de itens revolucionários e todos eles, juntos, fazem um carro perfeito e bem acabado. Essa série de features tecnológicos fazem dele um dos carros mais completos que temos hoje”, diz.

Apesar de se tratar de uma marca global da Volkswagen, será criada uma campanha específica para o mercado brasileiro, confirme explica o publicitário. “O briefing é global, mas a campanha é executada para o consumidor daqui. A Volkswagen tem uma relação muito próxima com o brasileiro, não dá para pegar uma campanha de fora e trazer para cá. Soa artficial, falso”, finaliza Serpa.