O grande índice de acidentes de trânsito envolvendo pedestres nos Emirados Árabes – 20% do total – chamou a atenção da Volkswagen no Oriente Médio e levou o anunciante a assinar, com a agência Memac Ogilvy, de Dubai, o projeto #HumanCrossing. Como o próprio nome diz, a intenção do projeto ainda piloto é “humanizar” a travessia de pedestres, procurando mostrar aos motoristas que cada pessoa que cruza as faixas pintadas de branco possui um nome e uma história particular e por isso merece ser melhor “enxergado”.
A agência desenvolveu para colocar acima de uma das áreas de travessia mais perigosas em Dubai uma instalação que “capta” os dados de 2 mil crianças cadastradas em escolas da região, que passaram a portar dispositivos de identificação por radiofrequência (RFID – Radio-Frequency Identification). Cada vez que uma delas atravessa a faixa, o sensor capta seus dados via tecnologia de motion tracking e os exibe em um visor posicionado para que cada motorista saiba seu nome. O projeto contou com a parceria das escolas e das autoridades locais e, se bem-sucedida, poderá ser implementada em maior escala.
A criação tem três brasileiros no time: os diretores de criação associados Juliana Paracencio e Luiz Vicente Simoes (Batatinha), além da designer Mônica Yuri. Juliana conta que o projeto que tira os pedestres da invisibilidade foi muito bem recebido na cidade e tem grandes chances de ser implementado em larga escala. Juliana e Batatinha chegaram a Dubai há dez meses, depois de uma temporada na Alemanha, e Mônica há sete, vinda da Z+, em São Paulo.
Também participaram da criação Sascha Kuntze (diretor de criação da conta Volkswagen Middle East), Maram Ashour (diretora de arte), Waleed Bachnak (redator), Irfan Ghani (designer), Ramzi Moutran (executive creative director) e Paul Shearer (chief creative officer).