Pelé aplaude Neymar em um dos filmes da campanha de 60 anos da Volkswagen

 

Três diferentes gerações de craques do futebol brasileiro – Pelé e Rivellino, Raí e Cafu, e Neymar e Lucas – foram apresentadas como o novo time de craques da Volkswagen para comemorar seus 60 anos de Brasil, data que será celebrada no próximo sábado (23). Dois deles nem tão novos assim. Neymar já é patrocinado pela montadora desde o final do ano passado. E Rivellino foi um dos protagonistas do filme do Novo Fusca, lançado no início do mês.

A opção pelo futebol como plataforma de comunicação até meados de 2014 é lógica, já que a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo, no próximo, serão realizadas no Brasil. Apesar de não ser a montadora oficial dos dois torneios, a VW é a patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, tem no Gol o carro oficial do contrato e detém os direitos das ações, inclusive dentro de campo, de todos os amistosos que a equipe irá fazer durante sua fase de preparação para os dois principais torneios da Fifa no mundo.

Segundo Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, o sexteto de craques tem em comum com a marca o fato de terem feito a diferença na vida dos brasileiros durante as últimas seis décadas. “Eles são ‘os caras’. Nós somos ‘o carro’”, diz. “Com isso nós celebramos nosso passado, mas olhando o futuro, apostando sempre na criatividade – marca dos jogadores de futebol do Brasil – e tecnologia”, completa.

Diretor de marketing da montadora, Axel Schröeder afirma que, para este ano, a Volkswagen irá intensificar ações visando o futebol principalmente junto a três emissoras de TV aberta: Globo, onde detém uma das cotas de patrocínio do Futebol 2013; Band, onde é patrocinadora dos eventos da Fifa programados para este ano, inclusive a Copa das Confederações; e SBT, com o patrocínio ao reality show “Meninos de ouro”, que pretende revelar novos talentos para o futebol brasileiro. “E até o final da Copa, contaremos com a participação de nossos embaixadores, assim que possível, em todas as nossas ações”, explica.

Filme

“Inova Neymar”, com 60 segundos de duração – e versão de 30 segundos –, estreia justamente no dia 23 de março. O primeiro comercial conta também com a participação de Pelé, Rivellino e Cafu, e compara as inovações da Volkswagen e as do futebol brasileiro, partindo da época em que o Fusca, primeiro carro pequeno, econômico e popular, foi lançado. Nesse caso, a analogia é com Pelé, o atleta mais novo a conquistar uma Copa do Mundo. Em 1958, quando o Brasil ganhou seu primeiro mundial, na Suécia, o Rei do Futebol tinha apenas 17 anos.

Logo após, o primeiro carro refrigerado a água, o Passat, é comparado a Rivellino e seu impressionante elástico – drible inventado pelo jogador. Na sequência vem a inovação do bicombustível e o jeito de Cafu inovar ao levantar a taça do pentacampeonato, homenageando seu bairro, o Jd. Irene, e sua esposa Regina. Por fim, ao invés de uma, diversas inovações são apresentadas, em ritmo alucinante, para um preocupado Neymar, que indaga: “justo na minha vez?”. Nas cadeiras onde o jogador santista se prepara para entrar em campo, o comercial se encerra com um sorriso de Pelé.

Os dois jogadores fora do primeiro filme – Raí e Lucas – também tiveram suas comparações feitas com a empresa. O primeiro, criador da Fundação Gol de Letra ao lado do ex-jogador Leonardo, com a Fundação Volkswagen – que só na última década beneficiou mais de 1,2 milhão de alunos e 12 mil professores; e Lucas, com o compromisso com o futuro, além de atributos como jovialidade, energia, velocidade e habilidade.

A campanha, que conta também com outras mídias e desdobramentos nas redes sociais, foi criada pela AlmapBBDO. A produção dos filmes ficou a cargo da Fat Bastards, com direção de cena de Pedro Becker.

Confira o filme na página do propmark no YouTube.

Ficha técnica:

Direção de criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Renato Simões, Marcos Medeiros e Bruno Prosperi
Criação: Otavio Schiavon, Ricardo Wolff, Marcus Kawamura, Marcelo Pignatari, Marcelo Tolentino e Denis Peralta
Atendimento: Gustavo Burnier, Filipe Bartholomeu, José Lopes, Isabela Crepaldi, Johana Quintana
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Fabio Urbanas, Daniele Valle, Cassio Soares
RTVC: Vera Jacinto, Rafael Motta, Ana Paula Casagrande e Thiago Bueno
Produtora do filme: Fat Bastards
Direção de cena: Pedro Becker
Produtora de som: Raw Áudio
Produção de som: Paulo Ivo
Aprovação pelo cliente: Axel Schröder, Artur Martins, Tiago Lara, Ana Paula Lobão e Marcos Eduardo Mello