Modelo não será popular, assim como o New Beetle

 

Fusca. O carro que por décadas representou fielmente o conceito da Volkswagen finalmente está de volta. A montadora alemã mostrou nesta segunda-feira (24) pela primeira vez o modelo que será comercializado no Brasil, após passar por reformulações no design e na performance, e retoma a ligação intrínseca com a marca. O lançamento comercial será após o Salão do Automóvel, em novembro.

A companhia germânica quer que o novo Fusca seja “O carro”, em ação que casa com o posicionamento da marca — “Das auto”, ou “O carro” em alemão. “Resgatamos o Fusca porque por muito tempo este nome foi sinônimo de Volkswagen, representando a qualidade e a confiança do consumidor na marca. Agora, mais uma vez queremos que este seja ‘O carro’, mas com uma linha mais inovadora, mais jovem, com mais design. Queremos que o Fusca represente a nova Volkswagen”, afirma Artur Martins, gerente executivo de marketing e comunicação da montadora no Brasil.

Design do Fusca mescla modernidade e tradiçãoPara complementar o nome, o novo Fusca tem certas características internas e externas que remetem à primeira versão do carro. No entanto, o modelo vem para competir em uma categoria muito diferente da do popular Fusca original. De acordo com Martins, a nova versão tem como target especialmente o público jovem de classe A e deve competir diretamente com o variações do Mini Cooper e outros hatchs de luxo. Estima-se que o preço do veículo fique por volta de R$ 90 mil, mas esta informação ainda não foi divulgada pela empresa.

Além da categoria e do público-alvo, o novo Fusca também tem design próximo ao do New Beetle, mas também tem traços que podem vir a lembrar alguns modelos da Porsche. O novo carro-chefe da Volkswagen será fabricado em Puebla, no México, e também passou por alterações estruturais. O motor agora conta com 200 cavalos, fazendo de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e configurando a versão mais potente da história.

No que tange a comunicação, o Fusca também terá um tratamento diferenciado. “É um lançamento de frente, tanto no quesito produto quanto nas campanhas”, diz Martins, que no entanto não detalhou como se dará esta estratégia de divulgação — a cargo da AlmapBBDO. Na première, o astro Neymar, “O cara” nas recentes campanhas da marca, deu as caras e entrou dirigindo o carro, mais um indício de que o Fusca entrará forte para se tornar “O carro” da nova Volkswagen.