A Volkswagen retirou do ar a partir desta quarta-feira (6) o comercial “Superstição”, parte da campanha criada pela AlmapBBDO, devido à repercussão negativa por parte da audiência causada pelo filme nas mídias sociais, de acordo com comunicado divulgado pela montadora. O filme mostra um carro sendo estacionado com a ajuda dos dispositivos tecnológicos do Gol 2013, o produto promovido pela campanha. Posteriormente, um gato preto pula no capô do automóvel e a peça sugere que “não é possível ter sorte o tempo todo”. As reclamações se baseavam no fato de que o filme estimulava maus-tratos contra gatos pretos.
No comunicado, a Volkswagen do Brasil esclarece que “o comercial de varejo denominado ‘Superstição’ será retirado do ar nesta quarta-feira (dia 06 de fevereiro) em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais”. Na nota, a empresa lembra ainda que os animais sempre serviram de inspiração para suas campanhas e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem (ambos para o SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do “cachorro Pug falante” (Jetta) e dos cães Labradores (Gol).
Com bom humor, o sócio e diretor-geral de criação da Almap, Marcello Serpa, comentou indiretamente o caso no Twitter: “Dica: usar gato preto em filme dá azar”.