Com um investimento em ações de comunicação de marketing em 2015 de R$ 784,4 milhões, menor do que os R$ 1,015 bilhão do ano anterior, de acordo com a pesquisa de investimentos brutos em mídia dos anunciantes do Kantar Ibope Media, que não contempla negociações com veículos, a Volkswagen está se preparando para deflagrar uma concorrência para reavaliar sua fornecedora de serviços de publicidade. A atual agência da Volkswagen é a AlmapBBDO. O relacionamento da empresa teve início no início dos anos 1960 quando a Almap venceu uma concorrência que foi liderada por Caio de Alcântara Machado e Alex Periscinotto.
O assunto está sendo tratado sob o maior sigilo, mas fonte com trânsito na montadora alemã garante que o documento que vai formalizar o convite a pelo menos seis agências, inclusive a AlmapBBDO, está em fase de finalização com chances de ter ajustes da área de procurement. Globalmente, a Volkswagen é atendida pela rede DDB, agência que criou a célebre campanha “Think small” que lançou o Fusca (Beetle) no mercado norte-americano no final da década de 50, considerada como icônica no meio publicitário.
No último mês de maio, o PROPMARK teve acesso a uma carta convite assinada pela executiva Andrea Pinto, gerente da área de procurement, encaminhada a algumas das principais agências do país. Pedia, caso houvesse interesse, que fosse preenchido um formulário com dados como CNPJ. A fonte diz ainda que o processo concorrencial é tratado como de rotina: fornecedores regulares de todas as áreas da Volkswagen são reavaliados em períodos especificados nos respectivos contratos. Podem estar fazendo parte da concorrência a então agência AlmapBBDO, a Y&R, DM9DDB, Ogilvy Brasil e a LDC.
A AlmapBBDO encaminhou o seguinte comunicado: “O procurement da Volkswagen revisita regularmente os contratos de seus principais parceiros. Encaramos este movimento com a naturalidade de quem tem uma relação saudável de décadas com o anunciante. Nós nos orgulhamos de uma longa trajetória de trabalhos memoráveis e especialmente dos resultados atingidos pelas campanhas desenvolvidas no último ano.”