As empresas de material escolar aproveitam o início do ano para investir em mídia, pois a época movimenta o mercado com a volta às aulas. “Temos uma concentração grande de esforços nesta época, já que é o momento de maior giro no PDV e as pessoas não reutilizam muito material do ano anterior”, explica Claudia Neufeld, diretora de marketing da Faber-Castell. “Essa indústria é muito sazonal e tem uma compra muito concentrada”, concorda Sidnei Bergamaschi, diretor de marketing da Tilibra.
A Maped, por exemplo, aproveita o início do ano letivo para fazer a sua primeira campanha de divulgação no Brasil. O filme de 30 segundos está sendo veiculado em TV por assinatura nos canais voltados ao público infantil. “Escolhemos a TV paga porque tem cobertura nacional e porque na TV aberta não há muito espaço para programação infantil de qualidade”, afirma João Luiz de Oliveira Souza, gerente-geral da Maped no Brasil. Quem assina a comunicação é a mcgarrybowen, com produção da Digital 21. Além do filme, a campanha contempla anúncios em revistas especializadas e ações em redes sociais. A empresa, que chegou ao Brasil em 2002, decidiu que era o momento de anunciar porque quer aumentar a fatia de mercado.
Já a Tilibra, uma das marcas que mais investem nesta época do ano, quer chamar a atenção dos jovens, que estão tão ligados ao mundo virtual para os produtos físicos. “Há alguns anos, usamos o online como parte da campanha, mas estávamos buscando algo mais mobile”, revela Bergamaschi.
Assim, a Talent criou para a marca um aplicativo que permite aos consumidores tirar selfies com os personagens dos cadernos da marca. “O aplicativo permite concretizar a idolatria aos personagens e aproveita a onda da selfie, que está totalmente em voga”, explica Rodrigo Scapolan, diretor de arte da agência. O app está disponível para iOS e Android, além de ter uma versão para desktop na fanpage da marca.
O lançamento oficial do aplicativo aconteceu no domingo (18), com uma ação de merchandising no “Pânico na Band”. “Essa parceria com o ‘Pânico’ é uma fórmula que deu muito certo com o público adolescente”, afirma Ricardo Nociti, diretor de contas da Talent. A ação envolve a participação dos personagens Amauri Dumbo e Vesgo.
A campanha também tem mídia impressa e vinhetas em TV por assinatura, com foco nos canais infantis. “O objetivo é comunicar a coleção de produtos a partir dessa relação entre fã e personagem”, diz Saulo Colasanti, supervisor de contas da Talent.
A Faber-Castell é mais um anunciante que tradicionalmente investe na volta às aulas. Para este ano, foi mantido o conceito “Ideias feitas à mão”, criado pela David para a marca. Voltam à mídia os filmes “Aquarela”, com a música homônima de Toquinho, e “A Linha da Vida”, que faz um paralelo entre as linhas das mãos de uma garotinha e a vida dela. “O filme mostra vários produtos que acompanham a vida da garotinha. É uma construção de imagem da marca, que não é apenas para janeiro e fevereiro”, explica Claudia. Além dos filmes, foram criadas quatro vinhetas de 15 segundos, ilustradas à mão, destacando a canetinha Vai e Vem, um dos principais produtos da marca.
Outra novidade são seis programetes criados para o Cartoon Network que fazem parte do movimento “Feito à mão é mais legal”. “Foi uma parceria entre a agência, o veículo e nós”, diz Claudia. Nos programas, com produção da Paranoid e direção de cena da Fabiana Serpa, o calígrafo Fabio Maca desafia as crianças a usarem a imaginação para criar desenhos, cartões e máscaras, por exemplo. A campanha ainda conta com material de PDV, mídia impressa e redes sociais. Também já está no ar a plataforma digital criatividade.faber-castell.com.br. “Em vez de só apresentar o produto, a gente quis prestar um serviço oferecendo o conteúdo com interação lúdica”, completa a executiva.