Um anúncio nos principais jornais do país divulga a criação do “Legado das Águas – Reserva Votorantim”. Conforme informa a peça desenvolvida pela Dona Dita, há um ano a Votorantim e o governo do Estado de São Paulo assinaram um protocolo de intenções para transformar em reserva privada a área que a companhia possui e preserva há mais de 50 anos. Trata-se de uma área de 31 mil hectares de florestas nativas ao sul do Estado de São Paulo, na bacia do Rio Juquiá. A propriedade continua sendo da Votorantim, mas a gestão, a partir de agora, será compartilhada com o governo do Estado e a sociedade.
“Essa é provavelmente a maior reserva de Mata Atlântica privada do Brasil. A campanha visa realmente dar visibilidade ao projeto. A intenção é mostrar que um compromisso feito virou realidade e fundamentalmente lançar o conceito do Legado das Águas”, afirma Luiz Carlos Dutra, diretor de relações institucionais e sustentabilidade da Votorantim.
Para Dutra, o lançamento de um projeto dessa envergadura “traz também um ângulo de comprovação efetiva da atuação forte da organização em sustentabilidade, de impacto positivo na sociedade”. O Grupo Votorantim, com 95 anos de atividade e sendo uma empresa 100% brasileira, atua em segmentos como o de cimentos, metais, siderurgia, energia, celulose e agroindústria, além do braço financeiro Votorantim Finanças.
Conforme Dutra destaca, o reconhecimento da marca Votorantim hoje é de mais de 70%, segundo estudo do Ibope realizado este ano com mais de duas mil pessoas. “Em outra pesquisa da Exame com as 20 empresas com melhor reputação, feita também pelo Ibope, a Votorantim apareceu espontaneamente como a 12ª empresa de melhor reputação”, completa o executivo.
Segundo a companhia, o objetivo da criação de uma reserva privada que tivesse um modelo de governança compartilhada foi criar um polo de desenvolvimento sustentável, abrindo a área para atividades de pesquisa científica, conservação do ecossistema e desenvolvimento de projetos envolvendo as comunidades. A ONG Conservação Internacional será responsável pela coordenação geral do projeto, que se inicia com o Plano de Manejo Sustentável da Reserva.
Dutra conta que o conceito “Legado das Águas”, criado pela Setor Dois e Meio, tem como base o próprio legado de conservação da propriedade pela Votorantim na região. Além disso, uma sondagem feita pela companhia com os moradores da região revelou que a questão da água é muito forte e vem unindo as populações que vivem naquela região há décadas. “A marca Votorantim tem uma percepção de imagem muito forte e o projeto entrega a história da marca, que é quase centenária e tem uma percepção que está ligada ao desenvolvimento industrial do Brasil associada ao empreendedorismo”, ressalta Dutra.