Campanha leva o conceito 'Produzir é uma arte'Com 96 anos de atuação no mercado brasileiro, a Votorantim lança sua primeira campanha institucional, com o objetivo de divulgar seu novo posicionamento. Segundo Luiz Carlos Dutra, diretor corporativo de relações institucionais e sustentabilidade da empresa, a partir de agora, a companhia pretende adotar três pilares para a sua comunicação. “O primeiro é o protagonismo da Votorantim no meio empresarial. Depois, o orgulho de atuar no setor industrial e, por fim, a contribuição real da companhia para o desenvolvimento do Brasil.”

A campanha, criada pela Borghi/Lowe, traz o conceito “Produzir é uma arte” e foi baseado neste novo posicionamento, desenvolvido pela Touch Branding.

Para José Borghi, presidente da Borghi/Lowe, a ideia é mostrar que, para a Votorantim, produzir é realmente uma arte, já que é feita pelo talento e paixão das pessoas, com respeito ao presente e um olhar para o futuro. Já para o sócio-diretor da Touch, Ricardo Sapiro, o novo conceito reflete a verdade da companhia e sua importância para a história do país.

Dutra contou que a comunicação tem como foco três aspectos importantes para a empresa: pessoas, sustentabilidade e inovação. Com base nesses fatores, foram mapeados exemplos no processo industrial que retratam, entre outros pontos, a atuação da companhia na busca por novas alternativas de produção, mais simples e sustentáveis, o desenvolvimento de produtos que podem fazer a diferença, além do aprimoramento genético e a transformação de resíduos em novos produtos.

O compromisso social e ambiental da Votorantim também são apresentados na campanha.  Um dos destaques é o Legado das Águas – Reserva Votorantim, uma área de Mata Atlântica de 31 mil hectares, preservada pelo grupo há mais de 50 anos. Também são retratados os projetos do Instituto Votorantim de mobilização para a melhoria do ensino público e fomento do desenvolvimento local.

Outro aspecto abordado na comunicação é o investimento no desenvolvimento de pessoas e na atração de talentos, seja por meio da capacitação, com o programa de trainees e o projeto que dá apoio à transição da vida acadêmica para a profissional.

Segundo Dutra, a campanha tem como principal objetivo refletir o DNA comum da companhia, presente em todas as empresas do portfólio de negócios – que assinam os anúncios juntamente com a marca corporativa Votorantim.

A iniciativa, que começou a ser veiculada semana passada, conta com anúncios em jornais e revistas, além de ação na mídia online, que ficarão no ar por três meses. Dutra não revelou o investimento, mas afirmou que é o maior já feito pela empresa.

Ele acredita que a ação deverá atingir, além do formador de opinição, um target mais jovem. O executivo disse também que, apesar de não ser prioridade, não descarta a possibilidade de investir em outras mídias, como televisão, por exemplo.

Dutra afirmou ainda que a comunicação vai agregar muito valor à marca e isso tem sido cada vez mais importante nos dias atuais. “Acreditamos que esse investimento também pode ser um diferencial de mercado, já que o setor industrial não tem muito esse perfil.”