Iniciativa feita em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Pena tem como objetivo resgatar a autoestima das vítimas de violência
“Eu não me olhava no espelho, penteava meus cabelos através do reflexo da sombra na parede”. Foi inspirado em depoimentos como este, de Marli Timóteo, 55 anos, que a Vult decidiu se unir com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Pena para lançar o projeto “Isso é Mais que um Batom”, que visa resgatar o orgulho e a autoestima de mulheres em situação de violência doméstica.
O projeto foi pensado para combater dados como, por exemplo, o que aponta que três a cada dez mulheres já foram vítimas de violência no Brasil, número que representa mais de 25 milhões de brasileiras, segundo a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV).
A Vult lançou um produto social, apoiando o resgate da autoestima e do orgulho de mulheres que tiveram a boca como alvo durante as agressões e que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher.
“Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, queremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo. O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino, consolidando ainda mais o compromisso de Vult neste território”, afirmou Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário.
Como ponto de partida para o movimento lançado, a marca viabilizou a transformação dos sorrisos da Marli, Mônica e Rosângela, atendidas pela ONG Turma do Bem, a partir do projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada em situações de violência.
A campanha "Isso é mais que um batom" conta a história dessas mulheres e reforça relatos que não são únicos e fazem parte da realidade de milhões de brasileiras. Focando no resgate da autoestima e do orgulho, a campanha mostra mulheres que após o tratamento odontológico voltaram, aos poucos, a sorrir.
A peça foi idealizada e desenvolvida pela PROS e o filme foi divulgado nas redes sociais da marca. A campanha ainda conta com mídia OOH em mobiliários urbanos, com formato estático, localizado nas áreas dentro do raio das delegacias da mulher em São Paulo.
“Dar luz à violência doméstica é uma maneira de reconhecer que esse é um problema social, urgente e coletivo. Enquanto agência liderada por mulheres, acreditamos que nosso papel pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar a visão da sociedade e construir pontes que nos permitam apoiar aquelas que precisam. Ao lado de Vult, marca que tem um alcance gigante e que conversa diariamente com esse público, podemos não só conhecer e transformar essas histórias, mas criar um futuro de mais esperança para as meninas de hoje”, afirmam Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, Co-CEOs da PROS.