A Walt Disney foi eleita a marca de mídia mais valiosa do mundo. A liderança se deve ao sucesso de sua franquia Star Wars, assim como sua divisão de parques e resorts. O dado é do último ranking global da Brand Finance, consultoria que avalia marcas. Foram analisadas as maiores empresas do mundo, resultando em uma lista com as 25 marcas de mídia mais valiosas do globo.

Divulgação

As empresas americanas somam-se 17 do total, mas a Walt Disney se destacou com uma pontuação AAA+ e uma valorização de US$ 34,5 bilhões, 10% acima do ano anterior.

A Brand Finance disse que atribuiu força de marca para as empresas com base em uma série de fatores, como investimentos de marca, familiaridade, fidelidade e reputação corporativa. 

Sobre a Walt Disney, também foi observado que a divisão de parques e resorts aumentou a receita em 6% no terceiro trimestre de 2016, impulsionada, em grande parte, pela abertura da Disneyland em Xangai, que desde então atraiu mais de 7 milhões de visitantes.

Além disso, o lançamento do filme ‘Star Wars: The Force Awakens”, garantiu que a companhia impulsionasse a receita de merchandising em 8% no primeiro trimestre de 2016, enquanto “Star Wars: Rogue One” também foi muito bem na bilheteria.

Outro dado ressaltado pela Brand Finance é que a LexisNexis foi a marca de mídia com o crescimento mais rápido, com seu valor subindo 44% para US$ 1,6 bilhões. O relatório também destaca que o valor de marca da ITV, maior emissora comercial do Reino Unido, caiu 25% (para US$ 3,5 bilhões), depois que registrou queda de 3% na receita de publicidade e redução de 14% nos lucros.

“A incerteza econômica após a Brexit foi a razão para esse mergulho”, afirma o relatório. “Apesar disso, o diretor-executivo da ITV, Adam Crozier, expressou otimismo de que a marca viverá uma reversão no próximo ano”, acrescentou. 

Em segundo lugar no ranking vem a Fox, seguida pela NBC, Universal e CBS. 

Divulgação