Rodrigo Tafner e Walter Longo discutiram sobre inovação a convite da Folha e da ESPM

 

Não existe mais mundo digital. Inovação é diferente de tecnologia, mas potencializada por ela. O mundo gira em velocidade exponencial enquanto pensamos de forma linear. Modelos de negócio, formas de aprendizado e até mesmo de relacionamento entre pessoas e companhias mudaram e seguem em movimento.

Essas foram algumas ideias da Arena do Marketing Folha/ESPM, que tomou palco na própria escola na noite desta segunda-feira (28), em São Paulocom a presença de Walter Longo, presidente da Grey Brasil e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm; e de Rodrigo Tafner, coordenador do novo curso de graduação em Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão. Motivados pela estreia do curso, eles debateram a respeito da relação entre tecnologia, inovação, marketing, propaganda, comportamento e diversos outros players.

“Hoje tudo é efêmero, constantemente mudando e em alta velocidade. Corporativamente, você precisa mudar o modelo de negócio, buscar sempre coisas novas. As empresas que se fossilizam vão se tornar perenes e correm o risco de acabar, enquanto muitas marcas vão durar centenas de anos sendo sempre efêmeras, sempre em modo beta, sempre fazendo um upgrade. Hoje, não podemos subestimar o que acontece em um ano ou 10 anos”, raciocinou Longo.

Entrando na seara do marketing, o executivo afirmou que hoje a propaganda é minimalista, enquanto há décadas atrás precisava ensinar tudo ao consumidor. Ainda assim, porém, ela serve como um “serviço consultivo ao consumidor”, ajudando no seu processo de decisão. Na questão digital, Longo voltou a bater na tecla de que uma “alma” é mais valiosa que uma “arma”, se referindo às novas plataformas e a forma de usá-las de forma inteligente.

Educação e “exteligência”

Na esfera da educação, Longo e Tafner concordaram no ponto em que hoje a forma de aprendizado é totalmente diferente. “Houve uma mudança de paradigma. Pega a imagem de Sócrates educando seus pupilos: antes era uma pessoa passando conhecimento e o resto recebendo. Hoje essa pessoa que vai se educar tem que ir atrás da informação, você muda a forma de aprendizado e de ensinar”, disse Tafner. “O professor hoje é um tutor, um guia. Hoje uma das principais skills é aprender a aprender”.

Longo exemplificou trazendo novamente a tecnologia à tona. “Hoje você tem acesso instantâneo ao que quiser, a toda informação que desejar. Seu cérebro deixa de ser o HD (hard drive) e passa a ser uma memória RAM”, brincou. O executivo ainda discutiu sistemas generativos e como tudo isso está ligado antes do final do programa, transmitido ao vivo pela web. “Lutamos por séculos pela independência e agora tem que lutar com interdependência”, disse.