Com expectativa de crescimento de 20%, o Waltmart lança uma série de ações de olho na Copa do Mundo, que será realizada no Brail, nos meses de junho e julho deste ano. Entre as iniciativas está a criação de uma marca própria, com o logo oficial da companhia, que servirá de guarda-chuva para todos os produtos voltados para o evento.
Segundo Charles Knapp, diretor comercial do Walmart, foram desenvolvidos 61 artigos, entre bandeiras, cornetas, camisetas e bolas. “Como não somos patrocinadores, a ideia era participar de forma mais ativa, oferecendo aos clientes uma opção mais barata do que os produtos oficiais, tanto para os brasileiros como para os visitantes que quiserem levar uma lembrança do país”.
Ao todo, entre itens exclusivos, licenciados e temáticos, serão comercializados mais de um milhão de produtos. O executivo ressaltou que a expectativa é que esses artigos sazonais sejam responsáveis pelo aumento nas vendas de 25% da categoria. Outra aposta da empresa é o aumento nas vendas de televisores, principalmente nas telas acima de 42 polegadas. Segundo a companhia, em fevereiro, já houve um aumento de 17,5%, já por conta da Copa do Mundo. Em março, o incremento foi de 25%. Entre maio e junho, a rede espera um acréscimo de135% nas vendas de TV.
Segundo Knapp, a estimativa da empresa é atingir 5% de participação do mercado de televisores com a venda de 500 mil unidades no ano, sendo 40% em maio e junho. A categoria de bebidas e comidas também deve crescer, cerca de 25% no período. “A companhia acredita que a grande festa da Copa do Mundo vai acontecer na casa dos brasileiros, por isso, devemos ter um acréscimo importante neste setor”, acredita o executivo.
Campanha
A comunicação da empresa, criada pela DM9DDB, também ganha reforço com a ampliação da participação de Luis Felipe Scolari e Olga Scolari, mulher do treinador. Segundo Claudio Tonello, vice-presidente de marketing, os dois protagonizam os comerciais, que serão intensificados na segunda quinzena de maio até o final do evento. “Também vamos reforçar nossa atuação em merchandising nos programas da Renata Fun, Danilo Gentilli e Fausto Silva. Além disso, haverá ações nas 12 cidades que receberão a Copa do Mundo”. Tonello contou que outras iniciativas estão previstas para as lojas como tablóide em inglês e espanhol, além do português, funcionários capacitados para atender os turistas, e acordo com os principais hotéis.
O executivo lembrou que, desde janeiro, a empresa tem realizado ações que aproximam a marca dos brasileiros, sempre apostando na brasilidade. Ele contou que este ano os investimentos em marketing foram 30% menor do que ano passado. “Apesar dessa redução, nossa comunicação está muito mais efetiva e conseguimos estar mais presente na vida dos brasileiros”.