A Wanke Eletrodomésticos, tradicional indústria brasileira de eletrodomésticos fundada há 95 anos, em Indaial, Santa Catarina, lança a primeira grande campanha nacional de sua história. A ação vai ter um comercial de TV estrelado pela atriz Dira Paes (a Lucimar da novela “Salve Jorge”), que veicula inicialmente na região Sul, anúncio sequencial de revista, material de ponto de venda e presença digital com geração de conteúdo. Criada pela CMC Marketing e Comunicação, de Jaraguá do Sul (SC), a campanha apresenta o novo conceito da marca: “Wanke. Faz de verdade”.
A marca já vem trabalhando fortemente sua divulgação, principalmente no PDV, para ser percebida no mercado como uma opção para o trade. Agora na mídia, pretende comunicar isso aos consumidores e tornar a marca conhecida. Com três lançamentos inovadores de máquina de lavar, máquina de centrifugar e secadora, a empresa aspira liderança em sua faixa de mercado que são das semiautomáticas.
“O principal desafio é fazer com que o mercado perceba a marca, em meio a uma concorrência acirrada em seu segmento, por um lado, e pela concentração de, praticamente, apenas duas marcas, com grande recall. Ou seja, é preciso destacar-se primeiro num nível em que muitas marcas pequenas disputam o mesmo consumidor e, depois, ser percebida, em termos de qualidade, num nível em que os investimentos em marketing das marcas líderes são muito maiores”, explica Stalimir Vieira, diretor de criação da CMC.
A agência identificou na atriz Dira Paes a personalidade ideal para falar sobre o novo posicionamento da marca Wanke, que tem como público-alvo a classe C. O trabalho começou com um estudo de mercado. “Com esse estudo, identificamos na própria história da empresa de 95 anos e nos seus valores éticos, a base para uma proposta de comunicação”, afirma Stalimir.
O novo posicionamento traduz a percepção dos clientes, constatada na pesquisa. “Ficou muito claro que nossa principal qualidade é a retidão. Por isso, estamos trabalhando com esse novo conceito de comunicação: “Wanke faz de verdade”, diz o presidente da empresa, Eduardo Wanke. “Dira Paes tem empatia com o público. É comprometida com seu trabalho e está alinhada com valores construídos pela Wanke”, conta o executivo. A marca vinha atuando fortemente na região Sul e, nos últimos três anos, começou a expansão nacional – o que fez surgir a necessidade de trabalhar a marca em novos mercados. A previsão da empresa é de um crescimento de 40% para este ano.