Primeiro lugar ficou com “Avatar disfarçado”, criado para a associação francesa de bem-estar infantil L'Enfant Bleu pela Havas Sports

A Warc acaba de lançar o ranking em que analisa as campanhas, agências e os anunciantes mais premiados em festivais ao redor do mundo ao longo de 2021. Entre as campanhas, o primeiro lugar ficou com “Avatar disfarçado”, criado para a associação francesa de bem-estar infantil L'Enfant Bleu pela Havas Sports & Entertainment Paris, resultado que também colocou a associação como a marca mais premiada.  

A ação aproveitou o poder de impacto do jogo Fortnite e criou um avatar disfarçado, o que permitiu que crianças confiassem na personagem e falassem sobre as suas preocupações sobre abusos. O impacto da campanha fez com que o governo francês começasse a trabalhar em soluções para transformar os videogames em um novo espaço de identificação de crianças vítimas de violências.


O segundo lugar foi ocupado pela" Dogvertising" para a Pedigree, em criação da MediaCom Zagreb e Go2Digital Zagreb. A campanha entregou publicidade personalizada pela tecnologia DOOH baseada na detecção de cães.

Rank

Campaign Title

Brand

Agencies

Points

#1

Undercover Avatar

L'Enfant Bleu

Havas Sports & Entertainment Paris

158.9

#2

Dogvertising

Pedigree

MediaCom Zagreb / Go2Digital Zagreb

133.3

#3

Media That 'Eats' Pollution

Volkswagen

PHD London

100.0

#4

Animal Crossing

Ally

MediaCom New York / Anomaly New York

90.1

#5

The Unsaid

Waka Kotahi NZ Transport Agency

Clemenger BBDO Wellington / OMD Wellington / Fuse Auckland

87.7

#6

Boards of Change

City Of Chicago

FCB Chicago

76.4

#7

Ladies, Rule The Road

Can-Am

Touché! Montreal

75.9

#8

Unite Against Covid-19

Unite Against Covid-19

OMD Wellington

73.9

#9

The Bread Exam

Spinneys / Lebanese Breast Cancer Foundation / American University of Beirut Medical Center

McCann Paris / FP7 McCann Dubai

71.8

#10

Men+Care Commit to C.A.R.E. Now

Dove

Mindshare

New York

70.7

E o terceiro ficou com a mídia que 'come' poluição para a Volkswagen. Criada pela PHD, ação foi desenvolvida para divulgar o primeiro veículo totalmente elétrico da VW, o ID.3. Nela, os criativos resolveram pintar anúncios OOH usando uma exclusiva tinta purificadora de ar.

Agências
Entre as agências, a mais premiada, segundo o Warc, foi a MediaCom Nova York. Ela teve cinco campanhas bem colocadas no top 100 para Ally, Uber, Walgreens e Duracell.  Mindshare Shanghai ficou no segundo lugar, com oito campanhas classificadas entre as 100 avaliadas; e PHD London ficou em terceiro lugar no pódio, com duas campanhas.

Na divisão por redes de agência, a Minshare levou a melhor, com sete unidades operacionais no top 50. A MediaCom e a PHD Worldwide ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Outra segmentação da análise da Warc, considerando holdings de comunicação, mostra que o grupo WPP manteve a liderança, seguido pelo Omnicom e o Interpublic.

Rank

Agency

Points

#1

MediaCom New York

219.0

#2

Mindshare Shanghai

197.3

#3

PHD London

191.0

#4

Mindshare Mumbai

178.1

#5

Havas Sports & Entertainment Paris

158.9

#6

Touché! Montreal

156.5

#7

OMD Wellington

136.3

#8

MediaCom Zagreb

133.3

#9

Mindshare Ho Chi Minh City

129.6

#10

MediaCom Connections Tel Aviv

114.6

Anunciantes
A Unilever confirmou o favoritismo e conquistou o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. A gigante cervejeira AB InBev, subiu uma posição e ficou com o segundo lugar. Em terceiro, aparece o governo da Nova Zelândia, que tem se destacado constantemente no ranking da Media 100 nos últimos dois anos.

Rank

Advertiser

Points

#1

Unilever

426.1

#2

AB InBev

190.9

#3

Government of New Zealand

171.0

#4

L'Enfant Bleu

158.9

#5

Mars

157.0

#6

Volkswagen Group

146.9

#7

Ally

143.2

#8

BRP

125.3

#9

Yum! Brands

122.8

#10

Procter & Gamble

121.4