Índices apurados pelo Global Marketing Index (GMI) refletem o impacto da pandemia da Covid-19 no mercado global de marketing (Freepik)

O serviço internacional de inteligência de marketing Warc acaba de lançar o Global Marketing Index (GMI) com o desempenho da indústria da comunicação mundial em 2020.

Marcado pela instabilidade, o ano começou com um leve declínio seguido por uma forte retração no primeiro semestre com um índice histórico de queda de 19.7 apurado no mês de maio como resultado da pandemia da Covid-19.

“O Global Marketing Index 2020 reflete uma volatilidade explicada pelo corte das verbas realizado em função da pandemia. Ainda assim, observamos a possibilidade de vencer a pandemia e reaquecer o mercado com negócios adaptados ao ‘novo normal’ para voltarmos à expansão em 2021, com a região da Ásia-Pacífico apresentando os maiores índices de crescimento”, comenta Zoe McCready, research executive do Warc.

Na medida em que as medidas contra a pandemia aumentaram, as taxas também voltaram a se recuperar. O ano terminou com três meses consecutivos de crescimento com taxas de 55.4, liderado pela região da Ásia-Pacífico (APAC) e Américas, com uma velocidade mais lenta verificada na Europa.

Os budgets globais de marketing atingiram o menor indicador histórico, de 13.4 em maio. Mas como as economias começaram a se recuperar, em dezembro, as taxas alcançaram 57.8 com a região da Ásia-Pacífico novamente conduzindo a retomada.

O ambiente digital e mobile puxaram o crescimento em agosto com a explosão do e-commerce, fruto do isolamento social provocado pelo novo coronavírus. O indicador das verbas digitais ficou em 67.4, próximo do mobile, com 67.0. A TV mostra resiliência. Depois de voltar a crescer em outubro, fechou o ano com um índice de 56.0. Já o rádio e OOH se mantêm em declínio.

O relatório GMI mostra níveis variáveis de confiança nos diversos mercados pesquisados. A região da Ásia-Pacífico expandiu rapidamente as suas taxas de crescimento no fim de 2020, enquanto as Américas mostraram uma recuperação mais estável na segunda metade do ano. Já a Europa só retomou o avanço no fim de 2020, ritmo marcado pelos desafios do Brexit e da segunda onda da Covid-19.

Estimativas do Warc apontam que o mercado global de comunicação precisará de pelo menos dois anos para uma completa recuperação.

O “The WARC Global Marketing Index: A Review of 2020” oferece indicadores mensais sobre o desempenho global da indústria de marketing por meio do monitoramento e análise de mais de mil profissionais, incluindo estudo de verbas, investimentos globais em publicidade, negociações e condições do mercado de trabalho.

A íntegra do estudo “Global Marketing Index: A review of 2020” está disponível para download aqui.