Compilado de trabalhos mais premiados em 2023 apontou a BETC Paris e a Ogilvy como melhor agência e melhor rede, respectivamente

A Warc divulgou o seu ranking anual que aponta quais são as empresas e campanhas mais criativas e premiadas, intitulado Creative 100. O compilado da empresa de insights de marketing combinou os resultados das premiações globais e regionais do setor de publicidade que aconteceram em 2023.

Entre os dados apresentados neste ano, os EUA segue liderando como o país mais criativo, enquanto o Brasil perdeu uma posição, indo de quarto para quinto lugar e ficando atrás da França, Reino Unido e Canadá, que subiu quatro posições do ano passado para este.

"O WARC Creative 100 são tabelas classificativas das melhores das melhores campanhas e das empresas por trás e para elas. Eles proporcionam a oportunidade ideal para a indústria refletir e se inspirar no grande corpo de trabalho produzido e em como a criatividade é um motor, não apenas de diferenciação, mas de mudança", apontou Amy Rodgers, chefe da WARC Creative.

A campanha 'Morning after island', criada pela Ogilvy Tegucigalpa para o Grupo Estratégico PAR, uma ONG de Honduras, foi apontada como a mais premiada de 2023. A peça, composta por uma ativação física e nas redes sociais, foi criada derrubar a proibição nacional sobre o uso de contraceptivos de emergência no país.

“Ver ‘Morning after island’ classificada como a campanha criativa mais premiada do ano é uma prova da resiliência de nossa equipe em Honduras e uma prova de que a criatividade não tem limites. A criatividade pode impulsionar os negócios, moldar a cultura e impactar as políticas. Neste caso, ajudou milhões de mulheres hondurenhas a mudar a lei para que possam tomar legalmente a pílula do dia seguinte. É uma ideia que continua a inspirar-nos a todos”, afirmou Liz Taylor, diretora criativa global da Ogilvy.

O segundo lugar ficou para 'Missing matoaka', criada pela BBDO Toronto para a revista de artes e cultura indígena muskrat que revela a verdadeira história de Pocahontas. Em terceiro lugar, aparece 'Where to settle', da McCann Varsóvia para a Mastercard, que lançou uma plataforma digital para ajudar os ucranianos a encontrar locais de refúgio fora das grandes cidades.

“O uso criativo da tecnologia digital é predominante no Creative 100 deste ano, usado em ‘The first digital nation’ para o governo de Tuvalu, ‘McEnroe vs McEnroe’, para Michelob Ultra; e ‘Backup Ukraine’, para Polycam/Unesco, entre outros. E os direitos das mulheres foram um propósito dominante para muitas das campanhas no topo do ranking, como a campanha classificada em primeiro lugar ‘Morning after island’ e ‘Knock knock knock’, classificada em 4º lugar, para a Agência Nacional de Polícia Coreana”, explicou Amy.

Na categoria de agências, o primeiro lugar ficou para a BETC Paris, que soma três campanhas no top 100 da Warc, criadas para Women in games, Duoingo e Canal+.

“Ser o número um no WARC Creative 100 é um feito incrível que não deve ser considerado garantido. Vamos refletir sobre essa conquista e agradecer a todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros que nos ajudaram a fazer isso acontecer. É uma prova da excelência criativa que mantivemos ano após ano”, disse Stéphane Xiberras, presidente e diretor de criação da BETC Paris.

O segundo lugar ficou para a Rethink Toronto, uma agência independente que ocupada a 17ª posição no ano passado e, neste ano, assina três campanhas classificadas no ranking da Warc, sendo elas duas para a Heinz e uma para a Penguin Random House, enquanto a We Believers New York ocupa o terceiro lugar.

A primeira colocada no ranking de redes é a Ogilvy, que ocupa o posição pelo quarto ano consecutivo, com 37 escritórios contribuindo para o resultado e 9 entre os 50 primeiros, incluindo cinco escritórios David. Além disso, a rede também foi responsável por 12 das 100 principais campanhas deste ano.

“A classificação como a rede mais criativa na Creative 100 pelo quarto ano reflete nossa profunda crença de que a criatividade é o melhor diferenciador e multiplicador de força. É um resultado conquistado apenas devido ao trabalho árduo, ao brilhantismo e ao destemor de todos na Ogilvy e de nossos corajosos clientes em todo o mundo. Estamos cheios de gratidão e orgulho pelo impacto que conseguimos criar juntos este ano”, celebrou Liz.

A DDB Worldwide manteve a segunda posição com seis agências entre as 50 melhores e 7 campanhas entre as 100 melhores. A VML entra no ranking em terceiro lugar.

No caso das holdings, a WPP manteve sua posição no topo com três redes entre as 50 primeiras, incluindo redes em primeiro e terceiro lugar, Ogilvy e VML.

"Os prêmios são o subproduto e nunca a motivação de fazer o trabalho mais ousado e eficaz para nossos clientes. Ser reconhecida como a empresa mais criativa do mundo pela segunda vez ano consecutivo, deve-se aos relacionamentos que nossas brilhantes agências têm com nossos corajosos parceiros de marca e nossos coconspiradores de produção", afirmou Rob Reilly, diretor global de criação da WPP.

Pelo sexto ano consecutivo, o Burger King lidera o ranking de marcas mais premiadas. Apesar de ter apenas uma campanha entre as 100 primeiras (Burger Glitch), a rede teve 26 campanhas ao longo de 2023, segundo o relatório da Warc.

“Estamos extremamente honrados por sermos nomeados a marca mais criativa do mundo pela WARC novamente este ano. Este reconhecimento é impulsionado por uma criatividade inesquecível, sempre enraizada nas tensões culturais e de consumo, que proporcionam resultados comerciais e força contínua da marca. Este lugar de destaque nos últimos seis anos é uma prova do trabalho de nossos apaixonados franqueados, agências criativas e equipes internas, que compõem nossa família global Burger King”, apontaram Sabrina Ferretti, vice-presidente de marketing do Burger King International, e Pat O’Toole, diretor de marketing do Burger King nos EUA e Canadá.

Em seguida, aparece a Corona, com 11 campanhas; e o McDonald's, que foi classificado pela última vez em 2022, com 25 campanhas na lista completa.

Por fim, a AB InBev lidera o ranking de anunciantes pelo terceiro ano consecutivo. A proprietária da marca de bebidas alcoólicas contou com sete campanhas no ranking das 100 melhores campanhas criativas e quatro marcas no ranking das 50 melhores marcas.

"Na AB InBev usamos a criatividade para encontrar soluções para os problemas dos consumidores e impulsionar o crescimento orgânico. É uma parte importante da nossa cultura e estamos honrados por sermos classificados como número um na WARC Creative 100 pelo terceiro ano consecutivo. Também não poderíamos estar mais orgulhosos de ter a Corona reconhecida como a marca de cerveja com melhor classificação na lista", ressaltou Marcel Marcondes, diretor de marketing da AB InBev.

A Unilever mantém o segundo lugar com duas marcas, Dove e Vaseline, classificadas entre as 50 primeiras. Já a Apple, que ocupou a sexta posição em 2023, subiu para o terceiro lugar.