Batman é a franquia mais lucrativa da empresa

Para celebrar os 75 anos do Batman, a Warner Bros. Consumer Products iniciou uma série de ações que tem como objetivo, além de lembrar a data, aproximar a marca dos fãs do personagem. Entre os destaques, está o lançamento de um logotipo comemorativo, o anúncio da primeira loja virtual oficial e a comercialização de produtos licenciados do super-herói por meio de parcerias com empresas de diversos segmentos, como roupas, brinquedos, papelaria, alimentos e bebidas, higiene pessoal e artigos para cama, mesa e banho.

Para Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral da companhia, as iniciativas pretendem mostrar a força do personagem e reforçar como ele continua atual, mesmo depois de tanto tempo. Ele disse que produtos de outros heróis como Superman, Flash, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Batgirl e Catwoman também estão sendo comercializados pela companhia.

Em parceria com a Lielos, por exemplo, a Warner lançou uma linha de cosméticos com proteção solar voltada ao público infantil. Já a Americanbox divulgou uma linha de boxes para banheiro da Liga da Justiça. A Studio Geek licenciou os super-heróis e traz ao mercado produtos de vestuário exclusivos e diferenciados. A Brinquedos Bandeirantes, por sua vez, começou a vender uma linha tematizada com o Batman da nova animação “A Sombra do Batman” que tem estreia no segundo semestre deste ano.

Segundo Bandeira de Mello, o Batman é uma propriedade extremamente importante para a Warner Bros. Ele disse que o personagem continua sendo a franquia de maior sucesso de filme de super-herói da história, estando à frente de qualquer outro. Segundo o executivo, nos games, a franquia Batman Arkham é o mais bem-sucedido jogo de super-herói. “No Brasil, ele continua sendo a principal licença do portfólio, crescendo cerca de dois dígitos ao ano.”

Vale lembrar que o Batman foi criado por Bob Kane e Bill Finger e apareceu pela primeira vez na edição 27 da revista Detective Comics, que chegou às bancas em 30 de março de 1939.

O herói foi baseado em personagens como Zorro, Conde Drácula e sua capa foi inspirada em ilustrações de asas do artista Leonardo da Vinci. O personagem saiu dos quadrinhos para o cinema, em 1943. E, em 1966, começaram as séries de TV. Foi na década de 80, mais reformulado e atual, que o personagem voltou ao cinema.