A publicidade brasileira será tema do enredo da escola de samba Gaviões da Fiel no Carnaval de São Paulo. Com o título “Corre, vem ver, tô na tela da TV”, o samba usará o mote “Ser fiel é a alma do negócio” para contar a história ao público. O desfile será encerrado com a participação do publicitário corinthiano Washington Olivetto, chairman e CCO da WMcCann.
“Adorei a Gaviões ter criado o enredo sobre a publicidade brasileira. E adorei ter sido escolhido como o homenageado da escola, por ser corinthiano, publicitário e ganhador do primeiro Leão de ouro da publicidade brasileira. Detalhe importante: o meu filme que ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil era em preto e branco”, declarou Washington.
O desfile abordará a história da publicidade a partir da primeira grande “ação publicitária” no país: o grito de “terra à vista”, proferido durante a expedição de Pedro Álvares Cabral ao local que seria conhecido como Brasil, a partir de 1500. Olivetto encerra o desfile no último carro da escola, que traz dois grandes prêmios e o símbolo da agremiação — o Leão de ouro de Cannes, a Taça da Libertadores da América e o Gavião, respectivamente.
Em 2013, a agremiação apresenta um novo carnavalesco, Max Lopes, que já trabalhou por mais de 30 anos no Carnaval carioca, com escolas como Mangueira e Grande Rio. A Gaviões entra na avenida na noite de 9 de fevereiro, por volta das 23h30.