Personalidades do esporte, artes cênicas, música e comunicação brasileira incorporaram personagens icônicos da literatura em nova campanha do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). As peças promovem a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, evento que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro, e ressaltam o poder transformador da leitura.

Intitulada “Leia.Seja”, a linha criativa tem assinatura da WMcCann, que escalou seu chairman, Washington Olivetto, para reviver Visconde de Sabugosa, ao lado de Baby do Brasil, como Emília, ambos, da coleção “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato.

Outros nomes, como Cauã Reymond, também estrelam a campanha. O ator esteve na pele de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes; o jornalista Pedro Bial como o detetive de “As aventuras de Sherlock Holmes”, de Sir Conan Doyle. Já o ex-técnico de vôlei Bernadinho se vestiu de Capitão Rodrigo, de “O tempo e o vento”, de Érico Veríssimo, enquanto apresentadora Bela Gil deu vida a Capitu, no clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

“O Brasil precisa com urgência de uma revolução de cidadania e ética, e acreditamos que a leitura tem um papel fundamental a desempenhar nessas áreas. A campanha quer mostrar exemplos de pessoas reconhecidas pelo público em geral, que tiveram suas trajetórias marcadas pelos livros de diferentes maneiras”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

O conceito desenvolvido pela agência parte da ideia de que, quando lemos, nos tornamos parte da história – ler estimula a imaginação, a criatividade e a inspiração; faz rir e chorar, refletir e viajar. “Quem trabalha numa atividade que depende de imaginação, criatividade e inspiração, como a publicidade, deveria pagar para criar uma campanha dessas. Foi um privilégio termos sido os escolhidos pelo SNEL.” destaca Olivetto.

Uma das responsáveis pela organização da Bienal Internacional do Livro Rio há mais de três décadas, a entidade elegeu o evento como pontapé inicial para a ação, a primeira realizada pelo sindicado em âmbito nacional. As imagens serão utilizadas em anúncios impressos, outdoors, mídia urbana Out Of Home (OOH) e mídia digital, espalhados por diversas partes do país.