A sul-africana Naspers Limited, controladora do site OLX, deve se unir ao norueguês Schibsted Media Group, que comanda o principal concorrente, bomnegócio.com. O acordo foi assinado nesta quinta-feira, (13), para criar uma joint venture. A  união tem como objetivo o negócio de classificados online do Brasil, Indonésia, Tailândia e Bangladesh, envolvendo também os grupos Telenor Group e Singapore Press Holdings.

Na publicidade, também há novidades: a OLX informou que o processo de concorrência para escolha de agência da marca foi cancelado em função do anúncio da joint venture. “A empresa vai focar a atuação neste novo momento e mantém inalterada a parceria com a atual agência”. A We atende a OLX desde 2010 quando o anunciante começou a atuar no Brasil. A Lew’LaraTBWA também foi finalista no processo de concorrência iniciado em setembro. O site bomnegócio.com é atendido pela NBS.

De acordo com nota divulgada pela assessoria da OLX, a união trará benefícios para os usuários, já que a junção das plataformas irá agilizar a negociação e transformação dos produtos em dinheiro. Com isso, a audiência das mercadorias anunciadas aumentará, disponibilizando também maior número de produtos para os consumidores. A expectativa é que a fusão dos negócios irá permitir o compartilhamento de custos, expertise e equipes, aumentando o awareness sobre as vantagens dos classificados online.

No Brasil, o acordo será de 50% para Naspers e 50% para a Schibsted e Telenor. O CEO da Schibted Media Group, Rolv Erik Ryssdal, os parceiros e a Naspers têm liderado esforços para o desenvolvimento do segmento online para consumidores que queiram comprar e vender produtos nos mercados emergentes.

Martin Scheepbouwer, CEO da Classificados da Naspers, acredita no aumento na oferta de produtos e serviços. “Unir nossa expertise e compartilhar custos nos permitirá trabalhar para aumentar o conhecimento sobre os imensos benefícios do segmento de classificados online”, comenta. A transação passará pela aprovação da União Europeia, prevista para o início de 2015.

A concorrência de OLX para avaliar agências para sua conta publicitária contou com a participação de cinco agências. Além da We e Lew’Lara, JWT,  Artplan e F/Nazca S&S também foram avaliadas.