A World Federation of Advertisers (WFA) e associações de anunciantes latino-americanas afiliadas se comprometeram a combater estereótipos prejudiciais na publicidade.
O documento “Declaração de Buenos Aires pela Publicidade Responsável” foi apresentado pela WFA e pelas entidades na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Paraguai durante reunião regional anual.
O material destaca princípios a promover coletivamente e individualmente: promover conteúdo responsável, que não objetifique, mas que represente as pessoas como atores empoderados, em todas as suas diferentes facetas; promover uma cultura de trabalho progressivo que ofereça um lugar para que as pessoas, sem diferenças e em toda a sua diversidade, prosperem e cresçam; e buscar instrumentos de medição e mecanismos de responsabilidade para acelerar o progresso.
A declaração é baseada nos esforços já feitos global e localmente pela WFA e associações, incluindo as do Brasil, Colômbia e Paraguai, Bélgica, França, Turquia e Estados Unidos. Nesta última, o #SeeHHer virou um movimento emblemático liderado pela ANA.
Em fevereiro, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apoiou o lançamento da Unstereotype Alliance, uma aliança entre a ONU Mulheres e representantes do setor, incluindo Unilever, Grupo Boticário e Mastercard.
Stephan Loerke, CEO da WFA, afirma que atuar pelo fim dos estereótipos é bom para a sociedade e para os negócios. “Fazer isso acontecer exige ação em vários níveis e os especialistas em marketing devem analisar suas culturas internas, seu processo criativo e a maneira como distribuem suas mensagens para entregar os resultados que todos desejamos. Pode levar tempo, mas compromissos como o Manifesto de Buenos Aires são um passo essencial na jornada que todos devemos empreender”, afirmou.
Philip Perez, vice-presidente regional da WFA para a América Latina e presidente da Câmara de Anunciantes da Argentina, ressaltou que a publicidade ajuda a construir um mundo melhor e o compromisso colabora na eliminação de estereótipos prejudiciais. “De fato, na Argentina, podemos ver que muitas empresas já avançaram muito nessa jornada, com mensagens publicitárias, inovadoras, progressivas e inclusivas. Essa iniciativa visa inspirar mais anunciantes a iniciar esse caminho”, observou.
Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, ressaltou a expansão da diversidade na cultura corporativa e comentou a nova frente. Agora, mobilizando o marketing para transformar os negócios e a sociedade e em defesa da comunicação ética e responsável em que acreditamos, assinamos a Declaração de Buenos Aires pela Publicidade Responsável. Esperamos que, com essa iniciativa, possamos inspirar ainda mais o mercado a avançar para um relacionamento consciente com a diversidade”, disse.