Divulgação

O WhatsApp anunciou que irá limitar o reenvio de mensagens a um máximo de cinco conversas ao mesmo tempo. O objetivo é combater o disparo de informações falsas.

Em comunicado, o aplicativo afirmou que decisão irá “ajudar a manter o WhatsApp centrado nas mensagens privadas entre contatos próximos”.

A atualização será válida em todo o mundo. No entanto, países específicos, como a Índia, já contavam com restrições.

No Brasil, de acordo com a agência EFE, o serviço irá impulsionar ainda mais as medidas por meio de “um controle de produto” e conscientização de usuários. Em julho de 2018, o aplicativo começou a notificar quando as mensagens recebidas são compartilhadas de outras conversas.

Ainda no último ano, o WhatsApp, que pertence ao Facebook, foi alvo de escândalos envolvendo vazamento de dados à empresa britânica Cambridge Analytica com o suposto objetivo de influenciar as últimas eleições dos Estados Unidos e o referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia. A ferramenta também foi utilizada como meio de disseminação de fake news durante a última eleição presidencial brasileira.

“Seguiremos escutando as opiniões dos usuários sobre sua experiência e, com o passar do tempo, olharemos para novas maneiras de encarar o conteúdo que se torna viral”, ressaltou o aplicativo. Estima-se que atualmente o WhatsApp tenha aproximadamente 1,5 bilhão de usuários no mundo.