Marca e DM9 romperam a parceria após o escândalo com o case 'Efficient way to pay', que perdeu um GP em Cannes por manipulação de imagem
A Consul e Brastemp buscam uma nova agência no mercado, com a ajuda da consultoria espanhola Scopen. Como apurou o propmark, uma das agências convidadas para o processo de concorrência é a AlmapBBDO.
Marcas da Whirlpool, Brastemp e Consul romperam a parceria com a DM9 em julho deste ano, depois de agência e anunciante terem um Grand Prix cassado no Cannes Lions deste ano.
Procurada, a Consul informou que, "assim como todas as marcas da Whirlpool, não divulga publicamente informações sobre seus contratos e fornecedores".
Case feito para a Consul, 'Efficient way to pay' propunha um modelo alternativo de acesso a eletrodomésticos para famílias de baixa renda. Como uma solução para a compra parcelada, o pagamento seria feito com o valor economizado na conta de luz.
Os consumidores testariam produtos mais eficientes e pagariam somente com base na redução mensal do consumo energético.
O fato é que a organização do Cannes Lions recebeu uma denúncia através de um e-mail anônimo, que levanta acusações graves sobre a legitimidade da campanha.
Com o título 'Urgente – Suspeitas em torno de campanha premiada do Brasil', o conteúdo alega que a peça pode ter manipulado informações e imagens, inclusive com o uso de IA.
O texto também destaca que "a campanha era praticamente desconhecida no Brasil antes de vencer em Cannes — sem cobertura, sem repercussão, sem reconhecimento entre os círculos publicitários ou de inovação no país. Esse surgimento repentino em Cannes, sem qualquer divulgação local, é profundamente suspeito".
A história ainda reverberaria nos Estados Unidos, de onde a senadora DeAndrea Salvador, que representa o estado da Carolina do Norte — também envolvida na trama —, move um processo judicial contra a holding Omnicom, controladora da DM9, e a Whirlpool.
Ela alega que seu nome, sua fala e sua imagem tiveram manipulação de inteligência artificial no projeto sem seu consentimento.
DM9 perdeu o GP
Como consequência, a organização do Cannes Lions retirou o Grand Prix concedido à DM9 na categoria Creative Data pelo case 'Efficient way to pay'.
O festival chegou a dizer que a simulação induziu o júri ao erro, uma vez que o vídeo apresentava como reais eventos e dados que não ocorreram. "Isso prejudica a confiança depositada no trabalho por nossos júris e pela comunidade em geral", afirmou a organização do Cannes Lions.
O festival reforçou seu compromisso com a celebração da criatividade de forma “real, representativa e responsável”.