Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira de gatos é composta por 22,1 milhões de indivíduos. E esses pets provocam a ira de gente intolerante. Por esta razão, a multinacional Mars, através da marca Whiskas, lançou na semana passada uma websérie com sete capítulos que está sendo veiculada em canais digitais para desmistificar clichês sobre os manos do Garfield. A ação é integrada ao movimento Permita-se, conviva, cujo propósito é “quebrar preconceitos sobre os bichanos, que crescem em lares brasileiros”.
No capítulo que será exibido no dia 9 de março, os histriônicos, os integrantes da Companhia Barbixas de Humor, recebem a apresentadora Julia Petit, assumida cat lover, para uma participação especial. Ela terá um episódio em seu canal Petit Comitê, no YouTube, com Os Barbixas no qual o tema da conversa é a campanha de desmistificação de Whiskas, líder de mercado com 45,7% de market share segundo a pesquisa do Nielsen e top of mind entre os donos de gatos, com 64% de lembrança espontânea de acordo com a apuração do Ipsos.
“A Mars trabalha, por meio de suas marcas, para proporcionar um mundo melhor para os pets e o movimento Conviva com gatos, de Whiskas, foi desenvolvido com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e mobilizar a população sobre os mitos que cercam os gatos. A parceria com Os Barbixas vai ajudar a despertar, por meio do humor, a atenção do público que não necessariamente convive com gatos e incentivá-lo a entender o universo dos bichanos que são vítimas de intolerância”, afirma Marcelo Bronze, o gerente de marketing da divisão Catcare da Mars Brasil.
A produção do Petit Comitê é da rede Pulp, criadora do canal, em parceria com a Delícia Digital, com George “Benson” Acohamo e André Debevc dividindo a direção de cena. A ação, com propósito de relações públicas, foi desenvolvida pelo núcleo de criação publicitária da In Press Porter Novelli com o apoio da agência digital SA365.
O trio de humoristas Os Barbixas busca inspiração no legendário Monty Python e no humorista Rawson Atkinson, conhecido como Mr. Bean. O sucesso da peça Improvável no YouTube, com mais de 500 milhões, tornou o grupo conhecido nacionalmente e lhe garantiu um contrato em 2009 com a MTV.