A Wieden + Kennedy Portland conquistou o cobiçado Leão de Agency of the Year no Cannes Lions 2011. Ela ficou à frente da londrina BBH, e da brasileira Ogilvy que, comandada pelo vice-presidente de criação Anselmo Ramos, conquistou 14 Leões nesta edição do festival.
Foram quatro de ouro (dois no Promo & Activation, um em Outdoor e um no Press Lions), cinco de prata (um no Direct Lions, dois em Outdoor e mais dois em Press) e mais sete de bronzes (Promo, Outdoor, Press, Mobile, Design, Branded Content & Entertainment e Film).
O prêmio de Agency of the Year é definido pelos resultados das competições de Press, Outdoor, Film, Film Craft, Radio, Cyber e Titanium and Integrated Lions, sendo que a agência tem que obrigatoriamente ter inscrito trabalhos em pelo menos duas dessas áreas. A partir daí, é uma complicada “fórmula matemática”, que distribui pontos para cada Leão – GP vale 10, ouro soma sete, prata equivale a cinco pontos e, bronze, três. Para Titanium, excepcionalmente, cada Leão vale dez pontos, e o GP, 12. Nas referidas competições, a agência pode ter um máximo de dez pontos com posições de shortlist. Cada posição de shortlist vale um ponto, mas o mesmo é subtraído caso o trabalho torne-se premiado.
Além do título, a W+K Portland também foi eleita a Independent Agency of the Year. Neste caso, repetindo o feito de 2011. Já a Network of the Year pela primeira vez desde que criado, em 2007, não ficou nas mãos da BBDO – a Ogilvy foi a contemplada, muito graças ao ótimo desempenho da agência brasileira. O título de Holding Company of the Year ficou novamente com o WPP. E a Palme d’Or, premiação de mérito de empresa (no caso, produtora) mais antiga do Cannes Lions (criada em 1991), pela quinta vez foi para a americana MJZ. A produtora baseada em Los Angeles levou o troféu nos anos de 2005, 2006, 2008 e 2010.