A Wieden+Kennedy opera em São Paulo desde 2010 um de seus oito escritórios globais, com atuação no formato de micro-network. Além de negócios, a agência busca em cada cidade a inspiração criativa para manter a energia da empresa fundada por Dan Wieden em 1982. O berço do negócio, que nasceu para atender Nike, é a cidade de Portland, antes distante do centro da publicidade americana, hoje, uma referência de trabalho de qualidade – atestado pelo prêmio Agency of the Year no Festival de Cannes 2019 para a “matriz” da rede.

Fernanda Antonelli, entre Eduardo Lima e Renato Simões: trinca de lideranças da unidade paulista da agência que nasceu em Portland (Créditos: Alê Oliveira)

É no bairro da Vila Madalena e no edifício Corujas, casa para diversas empresas da economia criativa, que a Wieden+Kennedy São Paulo está localizada, em meio a jardins, pátios e varandas que cercam salas de trabalho e oferecem espaço para reuniões e até shows de música. O prédio tem a proposta de criar espaços mais humanizados para o trabalho, indo na contramão das tradicionais construções com vidro espelhado de eixos como as avenidas Faria Lima ou Berrini, e estando mais aberto às influências da cidade e do bairro.

Aspectos da cultura popular alimentam o trabalho na Wieden+Kennedy (Créditos: Alê Oliveira)

A Wieden+Kennedy adota em seus escritórios pelo mundo a estrutura de trinca de liderança, sempre com dois criativos e um executivo de negócios. No Brasil, estão à frente da empresa os sócios e diretores-executivos de criação Eduardo Lima, desde 2016, e Renato Simões, que entrou na agência em 2014, bem como a sócia e managing director Fernanda Antonelli. “Com três pessoas, temos sempre uma democracia. Embora concordemos na maioria dos aspectos da liderança da agência, há casos em que precisamos de um voto de minerva para que, mesmo que um fique com cara fechada, os outros dois garantam a decisão”, brinca a executiva. Ela chegou à agência em junho de 2018, substituindo a Andre Gustavo, que estava na operação desde a fundação, que foi para Portland se tornar diretor global para a conta de Nike.

Agência se inspira no astral da matriz de Portland (Créditos: Alê Oliveira)

Em pouco mais de um ano, os líderes conduziram mudanças que afetaram três dos quatro diretores de grupo de atendimento, e o fortalecimento do método de squads, modelo de organização corporativa que integra equipes multidisciplinares. Um formato adotado por diversas startups e que, em tese, agiliza os projetos. “Antes, havia um estrutura de departamentos, que ficavam em andares diferentes, mas decidimos unir atendimento, planejamento e mídia, sentados fisicamente juntos de acordo com o cliente. Cada squad representa um grupo de atendimento”, explica Fernanda.

Pátios e varandas oferecem opção diferenciada para o trabalho, espaço para reuniões e até shows de música (Créditos: Alê Oliveira)

A exceção na estrutura é a criação, que atua para todas as contas e entra na squad conforme necessidade. “Unimos o melhor dos dois mundos, integrando setores e deixando a criação com a liberdade de fazer mais trocas de ideias e de poder se retroalimentar”, diz Fernanda.

Squads integram equipes de diferentes setores para agilizar projetos (Créditos: Alê Oliveira)

A Wieden+Kennedy de São Paulo tem um retrospecto recente que inclui a conquista de três contas no último ano, com Elo, Sprite e, a mais recente, C&A, que marca a entrada da agência no setor de moda. Além de cinco Leões no Festival de Cannes, incluindo Ouro para The Endless Ad, de Old Spice, e a série Astronault, Garage, Skier, Boy Scouts e City, para o chocolate Lacta 5Star, de Mondelez.

Proposta do edifício Corujas é ter espaço de trabalho mais humanizado (Créditos: Alê Oliveira)

Na criação, afirma Simões, a busca é por projetos que influenciem a cultura popular. “Visamos trabalhos impactantes, que entrem para a cultura e façam diferença no negócio. A nossa obsessão é por trabalhos com relevância e não aqueles que funcionam como paisagem e não falam nada relevante. Precisamos gerar conversa”, fala Simões. Um dos trunfos da agência é a variedade cultural que busca em sua equipe já que, globalmente, ela tem 1.300 pessoas, com 52 nacionalidades diferentes.

RAIO X
Agência: Wieden+Kennedy São Paulo
Ano de Fundação: 2010
Sócia e Managing Director: Fernanda Antonelli
Sócios e Executive Creative Directors: Eduardo Lima e Renato Simões
Executivos: Head of Planning – André Troster/Diretor de Operações – Luciano Oliveira/Diretores de Mídia – Rachid Antun/Thaís Altschuller/Stephanie Campbell/Caio Melo
Principais clientes: AirbnB, C&A, Disney, Elo, Facebook, Mondelez (Chocolates Lacta), Nike, Sprite e Old Spice
Número de Funcionários: 170