O britânico Tony Davidson visitou a W+K SP para trocar experiências com a operação local

 

Na última semana, os funcionários da Wieden+Kennedy São Paulo puderam contar com uma presença diferente em seu escritório e ambiente: a do britânico Tony Davidson, sócio e diretor de criação da W+K Londres, que visitou a filial paulista da agência para ensinar, aprender e trocar experiências com a operação local, comandada por André Gustavo, Guillermo Vega e Ícaro Dória.

O londrino, de fala entusiasmada e jeito irreverente, se juntou à W+K brasileira por meio de um programa de micro intercâmbio da rede, o “anjo da guarda”, para ajudar a fortalecer a filial brasileira com praticamente uma “terapia de grupo”, segundo ele mesmo classificou. Como a W+K é relativamente nova no Brasil e está em processo de crescimento, Davidson pode aconselhar os gestores brasileiros com a experiência similar que teve ao lançar o escritório londrino.

Mais do que apenas uma dica de acertos, erros, oportunidades e desafios, a visita de Tony Davidson também faz parte da filosofia da Wieden+Kennedy de primar sempre pela criatividade. Desconsiderando qualquer questão hierárquica, o criativo interagiu com todos os departamentos e profissionais da agência,  do estagiário ao diretor, do atendimento à mídia. “Hoje, com o avanço da tecnologia, os mais novos acabam sendo muito mais habituados às tendências,  novos gadgets e funcionalidades, enquanto nós temos que aprender a usar, desenvolver e criar em cima dessas plataformas”, explica o criativo, particularmente fã da explosão tecnológica e dos novos meios que ela proporciona. “Hoje temos muito mais gente criando. Não apenas bons redatores ou desenhistas, mas sim hackers e outros curiosos desenvolvendo novas formas de comunicação”, anima-se Davidson.

O sócio da operação em Londres ressalta que as agências precisam ir além do modelo tradicional de publicidade e mídia, utilizando as novas plataformas e ferramentas em busca do storytelling mais profundo, de uma conexão com o consumidor. “Buscamos um ‘relacionamento provocativo’ com nossas principais marcas. Não é bater boca com o cliente, mas sim manter um grau de resposta para melhorar a comunicação deles. Pensamos sempre em como contar a história da marca, independente da mídia”, conta o criativo.

Work stupid

Apesar de ter se reunido com alguns clientes da W+K SP durante sua estadia no Brasil, o londrino não participou ativamente de nenhuma campanha desenvolvida pelo escritório paulista, o que acabou por lamentar. “Acho que um olhar de outro lugar pode dar um toque diferente ao trabalho”, diz Davidson, peça importante no desenvolvimento da campanha “Write the future”, feita em parceria com o escritório da W+K Amsterdam para a Nike, citando uma das filosofias da agência, o “work stupid”, que acaba por criar novas situações e, na ponta do lápis, um trabalho melhor. Tradicionalmente, a W+K tem como atributo a infusão de culturas variadas em seu rol de colaboradores, para estimular um processo diversificado de criação.

A prova de que o intercâmbio de experiências é proveitoso foi tirada na própria entrevista de Tony Davidson com o propmark, que contou com participação especial de Guillermo Veja e Ícaro Dória. Os líderes da operação brasileira participaram ativamente da conversa, comentando e adicionando informações valiosas à linha de raciocínio do britânico. “A visita dele é muito boa para nós. Além da troca de experiências, ter pessoas como o Tony entre nós deixa a agência mais confiante e inspirada”, encerrou Dória.