A WMcCann está reestruturando seu departamento de Business Intelligence. O objetivo é garantir campanhas mais estruturadas do ponto de vista de coleta, análise e interpretação de dados. Com as mudanças, a ideia é trazer novas leituras sobre o negócio de cada cliente, o ambiente social em que ele se encontra, as diversas audiências que ele atinge, dentre outros fatores.
A nova área de Business Intelligence foi pensada do ponto de vista de engenharia, com foco em design e arquitetura de soluções de uma forma mais ampla. A reestruturação dá mais liberdade ao departamento, não limitando sua atuação apenas como suporte à área de mídia. A ideia é aproveitar o grande potencial da disciplina.
A partir de agora, a agência aumentou seu leque de serviços, que abrange, além de mídia e mensuração de campanhas, o próprio negócio do cliente. Chegam também para o quadro da WMcCann profissionais de novas disciplinas, como engenheiros, estatísticos e matemáticos, dentre outros profissionais com background técnico.
As soluções também serão apresentadas de acordo com a necessidade de cada cliente, que, por sua vez, terá o suporte de profissionais com o perfil mais adequado ao seu momento: clientes que já possuem dados estruturados e sistemas integrados lidarão com equipes diferentes daqueles menos maduros nesta questão. Enquanto uns serão atendidos por especialistas que desenvolverão algoritmos, visualizações de dados e insights, outros trabalharão com profissionais capazes de auxiliá-los na criação e arquitetura de suas estruturas de dados.
A nova estrutura foi dividida em duas partes: Insights será responsável por marketing science, web analytics e pesquisa de Mídia. Já Engenharia se encarregará de DataOps e AdOps. Ou seja, a área de Engenharia viabiliza tecnicamente a coleta, o armazenamento e a integração dos dados na nuvem da agência. A área de Insights, por sua vez, irá analisá-los de forma a fazer recomendações de negócios para clientes. Nessa nova configuração, Social Listening passa a ser realizado por Planejamento, sob comando de Renata Bokel, CSO.
Fernando Cardoso foi promovido a diretor de Data Science e Head de Insights da WMcCann, enquanto Deny Watanabe é o novo head de Engenharia.