Embora sempre tenha gerenciado, no dia a dia, o andamento da operação carioca da WMcCann, o vice-presidente executivo Márcio Borges assume agora a diretoria-geral da agência local, o que, na prática, significa mais autonomia para a unidade.

“Em uma grande operação como a WMcCann, embora eu fosse responsável pelo escritório do Rio de Janeiro, não havia tanta autonomia. Agora haverá maior independência, e a intenção é contribuir para fortalecer o legado dessa grande empresa chamada WMcCann, resultado da união entre a cultura brasileira da W/Brasil e a robustez da McCann internacional”, comenta Borges, que ingressou em 2004 na W/Brasil como diretor do escritório no Rio e, em 2010, quando a WMcCann foi criada, assumiu o grupo de contas na agência carioca.

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Passou a exercer, em 2011, o cargo de diretor regional de atendimento para América Latina da conta de Coca-Cola e, em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de atendimento. Mais recentemente, em 2015, se tornou vice-presidente executivo e de operações no Rio de Janeiro.

Borges ajudou a implantar a cultura de inovação dentro do grupo a partir da criação do Matrix Labs, idealizado para, segundo o executivo – que acaba de passar em primeiro lugar em um mestrado voltado para tecnologia – implementar uma ferramenta de inteligência capaz de compreender todos os pontos de contato de uma marca com o seu público.

Os laboratórios de tecnologia, inovação e inteligência de dados foram implementados para os clientes Coca-Cola, o Kolab, e Nestlé, o NLab, em parceria com a FLAGCX.

Seu envolvimento com a tecnologia veio da curiosidade e teve início mais fortemente a partir de 2011. Cada laboratório trabalha hoje com precisão matemática envolvendo programadores, estatísticos, analistas de dados, profissionais de mídia, criação e planejamento dedicados a monitorar e analisar toda a comunicação da Coca-Cola, por exemplo, com o seu público e o mercado – inclusive imprensa e concorrentes.

A intenção é justamente não deixar que se perca a imensa quantidade de dados produzida pelo mercado, mas que deles saiam insights úteis para os negócios. É uma maneira de mensurar, também, o real impacto e a importância de cada ponto de contato da marca com seus públicos.

Este e outros projetos transformaram a WMcCann Rio numa operação apta para atender a quaisquer demandas do grupo mundialmente e a posicionaram entre as cinco operações mais relevantes da América Latina. Em faturamento, é responsável por 35% da operação brasileira. Hoje a agência tem cerca de 140 pessoas e vive, segundo Borges, uma fase de “seniorização” de seus profissionais.

Na equipe, 18 pessoas oriundas do mercado de São Paulo. Além de Coca-Cola e Nestlé, atende a TIM, L’Oréal, Supermercados Zona Sul, UVA (Universidade Veiga de Almeida), Patrimóvel, Concessionária Rio Galeão e Even Construtora, entre outros. Em março do ano passado, Borges concluiu uma grande obra, que transformou e modernizou completamente o espaço.

O ano passado não foi bom, mas Borges comemora o fato de ter conseguido manter a agência sem realizar cortes. Este ano, ele afirma que está atento às oportunidades que serão oferecidas pelos Jogos Olímpicos.