O WPP anunciou nesta segunda-feira (18) a compra da participação majoritária do Grupo Máquina no Brasil. A aquisição foi feita por meio da Cohn & Wolfe, agência do grupo inglês. A receita bruta declarada da Máquina em 2014 foi de R$ 60 milhões. Uma das maiores agências de relações públicas do país, a Máquina possui clientes como Ambev, BRMalls, BRF, Carrefour, Credit Suisse, Grupo Estacio, Insper, Gafisa, GP Investments, Kraft Heinz, Hypermarcas, EY, Qualicorp, Raizen, Xerox e B2W/Lojas Americanas. Fundada em 1995 por Maristela Mafei, a agência tem sede em São Paulo e escritórios no Rio de Janeiro e Brasília. Possui 240 funcionários.
Segundo o comunicado do WPP, maior grupo de comunicação do mundo, a compra da Máquina dá continuidade à estratégia de investir em setores com rápida ascensão e de ampliar sua presença no mercado brasileiro. As empresas do WPP geram receitas de cerca de US $ 600 milhões e empregam mais de 6.000 pessoas no Brasil, sétimo maior mercado da holding.
“A América Latina se tornou uma região muito importante para nossos clientes e o Brasil é um mercado crítico para a Cohn & Wolfe. Depois de trabalhar com tantas agências boas, nós ficamos muito impressionados com a excelência da Máquina em soluções digitais e de marketing integrado”, diz Donna Imperato, CEO da Cohn & Wolfe.
Maristela Mafei vai permanecer como diretora-geral da Máquina Cohn & Wolfe, subordinada a Imperato. Marcelo Diego e Daniella Camargos seguem como Co-CEOs. Os três brasileiros vão manter suas posições como sócios da Máquina Cohn & Wolfe.