A WPP foi atingida por um ataque cibernético mundial nesta terça-feira (27). Segundo fontes do mercado, todas as agências da rede, inclusive as brasileiras como J.W. Thompson, Ogilvy, Y&R, i-Cherry e Mirum, estão infectadas pelo vírus. A onda de ataques teve início na Ucrânia e na Rússia e abalou, além de grandes empresas, o grupo petrolífero russo Rosneft, a companhia de transporte marítimo Maersk e o fabricante francês Saint-Gobain.
Pelo Twitter, a WPP publicou que os sistemas de TI em várias empresas WPP foram afetados por um suspeito ataque cibernético. “Estamos tomando medidas apropriadas e atualizaremos o mais rápido possível”, diz a publicação.
Assim como o ataque que aconteceu em 12 de maio em todo mundo pelo vírus Wannacry, que afetou mais de 230 mil computadores em mais de 150 países, o vírus faz aparecer uma mensagem de resgate de US$ 300.
Na capital da Ucrânia, Kiev, os passageiros do metrô não puderam pagar suas passagens com cartão de crédito e os painéis do aeroporto não funcionaram. Os bancos ucranianos também paralisaram alguns de seus serviços. Na petrolífera russa Rosneft a situação também afetou o sistema, mas a produção de petróleo não foi interrompida, de acordo com a companhia.